TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socialdemocracia

Ensaios: A Socialdemocracia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

A socialdemocracia

Dois acontecimentos políticos marcaram o período posterior à Segunda Guerra Mundial: a guerra fria e o surgimento do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State), ou a socialdemocracia. No final do século XX, instalou-se o neoliberalismo.

• A guerra fria

A guerra fria foi a divisão política, econômica e militar entre dois grandes blocos: o bloco capitalista, sob a direção dos Estados Unidos e o bloco comunista, sob a direção da União Soviética e da China. Uma das principais razões para essa divisão foi militar, isto é, a invenção da bomba atômica, que punha fim às guerras convencionais.

O símbolo dessa guerra foi a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental, e estava fisicamente concretizado no “Muro de Berlim”, para controlar a entrada e saída de pessoas da Alemanha Ocidental para a Oriental.

No começo, cada bloco julgava que a posse de armamentos nucleares lhe daria mais poder para eliminar o outro, pouco a pouco perceberam que por causa da “corrida armamentista” teriam armas para detonar o mundo todo. A guerra teria de ser portanto, guerra fria – espionagem, financiamento de guerras localizadas, apoio soviético a guerras anticoloniais, desestabilização norte-americana de regimes socialistas instituídos na área de poder dos Estados Unidos, etc.

Depois de quase 50 anos a guerra fria terminou com o fim do regime soviético.

• A socialdemocracia e o Estado do Bem-Estar Social

Desde muito cedo, entre os marxistas, surgiu uma indagação: a passagem do capitalismo ao comunismo deveria ser feita necessariamente por uma revolução ou poderia ser realizada por um conjunto crescente de reformas? A política socialista era proposta por partidos que se denominavam socialdemocratas, sendo que a expressão “socialdemocracia” indica a política da esquerda reformista.

Embora, antes da Segunda Guerra, várias experiências de tipo socialdemocrata tenham sido realizadas, pode-se falar numa presença mais firme e ampla da socialdemocracia somente a partir do final dos anos 1940. Por essa ocasião, a socialdemocracia instiuiu-se como política do Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), implantada como defesa do capitalismo contra o perigo do retorno do nazifascismo e da revolução comunista nos países capitalistas avançados do hemisfério norte.

Inspirando-se nas idéias do economista inglês John Keynes, a socialdemocracia passou a combater a anarquia econômica liberal por meio do Estado, passando a intervir na economia. Além dos direitos sociais, também atende demandas de cidadania política, como o sufrágio universal.

A economia política que sustentava o Estado do Bem-Estar Social possuía, grosso modo, três características principais:

1. o fordismo na produção, isto é, as grandes plantas industriais que realizavam a atividade econômica desde a produção da matéria-prima até sua distribuição no mercado de bens e de consumo, controlavam por meio do planejamento e da chamada (“gerência científica”), a organização do trabalho, a produção de grandes estoques e o controle dos preços;

2. a inclusão crescente dos indivíduos no mercado de trabalho, orientando-se pela idéia de pleno emprego;

3. monopólios e oligopólios que embora, transnacionais ou multinacionais, tinham como referencia reguladora o Estado nacional.

Em suma, o Estado do Bem-Estar Social introduziu a república entendida estruturalmente como gestão dos fundos públicos, os quais se tornam pré-condição da acumulação, da reprodução do capital e da reprodução da força de trabalho por meio das despesas sociais.

Por meio da guerra fria e do Estado do Bem-Estar Social, o bloco capitalista procurou impedir, nos países do Terceiro Mundo, rebeliões populares que desembocassem em revoluções comunistas. O perigo dessas revoluções comunistas existia por dois motivos principais: ou porque os países do Terceiro Mundo eram colônias dos países capitalistas, ou porque neles a desigualdade econômico-social, a miséria e as injustiças eram de tal monta que, nas colônias, guerras de libertação nacional e, nos demais países rebeliões populares podiam acontecer a qualquer momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com