TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Líquida

Por:   •  25/3/2020  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Laura da Silva Capovilla

Trabalho avaliativo AP1

Nos dias atuais com o surgimento constante de meios e ferramentas de comunicação a Sociedade Contemporânea tem tido acesso a informação cada vez mais fácil e rápido, e o número de pessoas tem aumentado cada vez mais pela facilidade de adquirir smartphones e internet. Hoje em dia é muito comum ter notícias na palma de nossas mãos, usando apenas um celular, e com esta tecnologia o poder de informação “um-todos” que a televisão, rádios e jornais tinham foi diminuindo, e exigiu que os mesmos se modernizassem e se adaptassem ao novo mundo de notícias que está crescendo, assim estes meios não deixam de existir e de exercer o seu poder informativo sobre nós, que também é acima de tudo o meio deles ganharem dinheiro, criando aplicativos, sites e etc.

Com a atual facilidade de adquirir informações na atualidade, é de extrema importância que as pessoas procurem por fontes de pesquisa e informação confiáveis, para que não propaguem alguma notícia errada, que possa viralizar em redes sociais e assim se transformar como uma “fake News”, ou levar ao mal entendimento do público em geral.

Quando consegue mexer com as estruturas sociais, política e econômica de uma determinada nação, a informação na sociedade contemporânea é considerada uma grande fonte de poder.

Relacionando o que foi estudado com o episódio “hino nacional” da série original Netflix, Black Mirror, podemos perceber que a crítica se faz diretamente a classe política, que representa o poder de um país. O episódio nos mostra um dos líderes de uma nação sendo chantageado a ter relações sexuais com um porco, para salvar a vida de outra pessoa que também tem poder sobre a população. O Porco é um animal associado a sujeira, e assim fazendo também referência aos políticos com a corrupção.

Outro ponto que se observa no episódio é sobre a opinião pública, o julgamento que as pessoas teriam sobre a ação ocorrida, e na maioria das vezes sendo expressadas em redes sociais abertas, onde todos podem ter acesso, e como ocorrido na série, a chuva de opiniões e críticas atingiram de forma pessoal e psicológica indivíduos indiretamente envolvidos.

Pensar em opinião pública, remete ao pensamento de grupo, democracia, que pode ter grande influência nos demais.

A opinião do público pode ser muito instável, e segue a teoria da era líquida, pode ser trocada/substituída rapidamente, e ser influenciada por terceiros. Foi o ocorrido na série, no primeiro momento a população estava a favor do personagem principal da trama, sendo contra o ato de zoofilia, mas, a opinião geral tem uma mudança repentina, quando o público foi enganado pelo terrorista, assustando ainda mais os mesmos, e com o pânico generalizado da população as opiniões viraram.

Ao fim do episódio é claro perceber que o ocorrido foi mundialmente campeão de audiência, que com todos os avisos ninguém desligou a televisão, a curiosidade foi mais forte que a pena e o nojo. E foi exatamente o que o terrorista previu, em uma sociedade onde o egocentrismo está em predominância sob a empatia, a humilhação do próximo é muito mais atraente que demais coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com