TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Sobre Platão

Por:   •  14/4/2020  •  Tese  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese sobre Platão

______________________________________________________________________________________________________

Biografia (sumária)

Arístocles: esse é o nome do renomado filósofo Platão. Platão é um apelido, em =grego significa “ombros largos” ou “costas largas”, devido ter nascido em um “berço de ouro”, de família Aristocrata, Platão gozou de uma educação privilegiada, estudando música, escrita, pintura, poesia, educação física e etc. Era um homem dotado para o esporte e para guerra. Segundo alguns historiadores Platão teria participado de algumas das batalhas da Guerra do Peloponeso.

*Racionalista *Idealista *Dualista  *Inatista

Foi um dos alunos de Sócrates que mais se destacou. Teve sua vida ameaçada por querer proteger seu mestre, e ter tentado planejar sua fuga.

Teve convite do rei Dionísio para governar Sicília, segundo sua teoria da classificação das almas, mas Dionísio não se agradou, e o vendeu como escravo, e seus amigos o ajudou a se libertar, e Platão voltou para Atenas, onde lá montou sua Academia. Escreveu diversas obras de filosofia, entre as principais destaca-se: “A República”, “Fédon”, “Banquete” e outras.

Teoria das Almas ou Teoria Política de Platão: o rei filósofo

Para o filósofo, a cidade ideal seria dividida em classes mediante a aptidão da alma de cada um de exercer seu Érgon (função com excelência).

Sua Classificação das Almas:

Alma de Ouro:  Aptidão para o planejamento e governança. Inclinação a racional, paro o conhecimento, o pensar. Planeja suas ações de forma equilibrada. Seriam os magistrados e filósofos os governantes da Pólis.

Alma de Prata: Aptidão para a coragem. Inclinação irascível, de agressividade, aqueles que agem pelo calor da emoção. Seriam os guerreiros, militares da Pólis.

Alma de Bronze: Aptidão para a produção material, movidos pela ganância e busca pelos prazeres da carne. Inclinação concupiscível. Seriam os servos, comerciantes, artesãos e agricultores da Pólis.

Platão acreditava que se cada indivíduo exercesse seu Érgon com excelência, no fim teríamos uma Pólis excelente, feliz.

Teoria da Reminiscência/Anamnese

Platão acreditava que antes de vivenciarmos este plano terreno nossas Almas já teriam existido no mundo das ideias. O mundo das ideias é o mundo pleno, perfeito, o estado de perfeição da alma, “viver é relembrar”, o “corpo é o túmulo da alma”, onde esta busca se aperfeiçoar para retornar ao mundo das ideias.  Platão acreditava na reencarnação das almas em busca do estado de perfeição. O mundo sensível, o material, é uma cópia imperfeita do mundo das ideias. Nas palavras do filósofo “os sentidos são apenas ocasiões para despertar na alma as lembranças adormecidas”.

Teoria do Conhecimento

Platão trará a explicação entre Heráclito e Parmênides, considerando ambas as teses como corretas. Para Platão Heráclito estaria certo na sua compreensão de que o mundo mutável no que tange a interpretação do mundo material/sensível, pois neste mundo tudo muda, pois nele os nossos sentidos são os meios para interpretá-lo, fundamentado na Aparência e na Doxa que em grego significa de opinião.

Para Platão Parmênides também estaria em compreender o mundo imutável, no que tange a interpretação do mundo das ideias/inteligível mensurado por meio da razão em busca da Essência, tendo como base a Espisteme que em grego significa ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com