TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT

Por:   •  22/3/2021  •  Seminário  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

VIDA E OBRA DE IMMANUEL KANT

Immanuel Kant foi um filosofo alemão que se destacou por resolver uma confusão conceitual entre o empirismo de David Hume, que afirmava  que tudo que conhecemos vem inicialmente dos sentidos  e o racionalismo de René Descartes que defendia que o conhecimento advém inicialmente da nossa razão, enfatizando que todo ser humano tem ideias inatas, ou seja, para os racionalistas o conhecimento era a priori, enquanto para os empiristas era a posteriori.  

Para David Hume a origem do conhecimento se dá através da experiência sensível do ser humano a qual está dividida em duas partes: impressões (sentidos) e ideias (representações mentais resultantes das impressões). Hume, como empirista, rejeita a existência das ideias inatas porque as ideias sucedem-se às impressões, como cita em uma das suas frases: “as impressões são as causas das nossas ideias e não as nossas ideias das nossas impressões”.

Já para Descartes, a forma de alcançar o verdadeiro conhecimento é através da razão. Descartes considerava a razão como algo natural; além de ser comum a todos os homens, ela é una. Segundo o filósofo, as ciências exatas são o lugar onde a razão está mais bem expressa; por esse motivo, ele pegou emprestado o método matemático para aplicá-lo em seu sistema filosófico. Assim, Descartes passou a colocar em dúvida tudo que existe e não seja claro e distinto – dos objetos simples aos mais compostos, dos objetos mais imediatos até os mais universais, esse procedimento ficou conhecido como dúvida metódica.

De acordo com o método proposto por Descartes, se desejarmos estender a certeza matemática ao conjunto do conhecimento, devemos seguir quatro regras de utilização da intuição e da dedução:                                                              

  1. Regra da evidência: devemos acolher apenas ideias claras e distintas.      
  2. Regra da análise: devemos dividir nossos problemas no maior número possível de partes, para melhor resolvê-los.
  3. Regra da síntese: devemos solucionar inicialmente os problemas mais simples, para chegarmos a solução dos problemas mais complexas.                                                            
  4. Regra da enumeração: devemos selecionar exclusivamente o que for necessário e suficiente para a solução de um problema, evitando as omissões.

Seguindo essas regras segundo Descartes, chegaríamos a uma verdade absoluta por meio da razão, a qual seria impossível contestar como a sua famosa frase: “penso, logo existo (cogito ergo sum).

Já Kant condenava os empiristas e não concordava com os racionalistas, para o mesmo o conhecimento deve constar de juízos universais da mesma forma que deriva da experiência sensível. O pensamento Kantiano é conhecido como idealismo transcendental que significa aquilo que anterior a toda a experiência. Assim ele procurou explicar como é o funcionamento do mecanismo de apreensão e de compreensão da realidade que permite ao homem   saber-se inserido no universo, aliando o empirismo ao racionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com