TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão Estética Nos Conceitos De Vontade De Individuação, Vontade De Potência: Schopenhauer E Nietsche

Dissertações: A Visão Estética Nos Conceitos De Vontade De Individuação, Vontade De Potência: Schopenhauer E Nietsche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

REDE DE EDUCAÇÃO POLO BELO HORIZONTE

ESTÉTICA

PROF. DR. EDSON RENATO NARDI

ALUNO DAVID SOLOMÃO ANTONIO

RA/1077063

BELO HORIZONTE - 2014

PLANO DE AULA

Escola: Claretiano Centro Educacional

Professor: Edson Renato Nardi

Duração da atividade: 2 aulas com 40 minutos cada aula

[ ] Ensino Fundamental [ X ] Ensino Médio

Disciplina envolvida: Estética

Tema: A Visão Estética nos conceitos de vontade de individuação, vontade de potência: Schopenhauer e Nietsche

Conteúdo

• Vontade e individuação;

• Os fenômenos e suas consequências em nossas ações;

• A individualização humana, o homem liberto da posição de vitima que assume com coragem seu destino.

• Poesia “Cântico Negro”, de José Régio.

• Discussão e conclusão

Cronograma

• Dia 16/05/2014 – Distribuição do texto aos alunos, leitura e discussão

• Dia 23/05/2014 – Os alunos se dirigem à sala de vídeo para assistirem ao vídeo do Youtube. Encerramento da aula.

Objetivos

Objetivo Geral

• Apresentar aos alunos do ensino médio o aspecto estético nas teses de Schopenhauer acerca da vontade fazendo interface com o conceito no pensamento de Nietsche.

Objetivos específicos:

• Propor uma análise em cima do conceito de representação que há nos aspectos investigativos de Schopenhauer.

• Introduzir um debate sobre o tema e analisar o nível de compreensão dos alunos com relação à atitude de Schopenhauer diante do leva ao decair do homem.

• Promover uma discussão/debate entre os alunos a fim de suscitar valores éticos frente a uma adversidade em seu cotidiano.

• Conduzir os alunos a uma reflexão sobre o posicionamento que eles devem ter diante dos seus anseios, buscando uma atitude coerente diante das limitações, do agir e sua postura de protagonista perante os problemas e infortúnios de sua vida.

Metodologia

1. Realizar uma discussão inicial com os alunos apresentando o texto que elaborei. Abaixo o texto.

PRINCÍPIO DE INDIVIDUAÇÃO EM ARTHUR SCHOPENHAUER

Grande admirador de Kant, Schopenhauer concebe uma filosofia com o foco no mundo. O mundo aqui seria as representações onde o conhecimento estaria na imagem. Diferentemente Kant diz que todo o conhecimento é baseado dentro das formas da razão suficiente, que é o tempo, espaço e causalidade. Schopenhauer inova este pensamento, pois se Kant observa que há algo mais neste pensamento, sendo um “x “, ou “y”, Schopenhauer diz que é a “vontade”.

O mundo, que é a representação para Schopenhauer, tem sua pluralidade e multiplicidade, isto dá forma e organização a esta representação que o homem cria, dentro do espaço e do tempo. O espaço e o tempo seriam as lacunas que precisam ser preenchida interrompendo a vontade. Espaço e tempo sendo a coisa mais pura do intelecto. Este é o princípio de individuação, expresso de forma bem sucinta.

Para que se tenha a compreensão do que é a “vontade” na filosofia de Schopenhauer, grosso modo é a fonte da principal especulação de sua filosofia. A vontade em Schopenhauer é a raiz de toda a dor e obscuridade. Por ela ser fonte de todo o sofrimento do homem, ele, habilidosamente cria meios para que este desejo seja interrompido.

2. Distribuir a poesia “Cântico Negro” de José Régio – Nesta obra é possível observar as desventuras do agir; agir descompromissado com a vida e com o eu, onde a exposição dos contrários se anulam, e fazem a individualidade ser a resultante da neutralidade.

3. Por se tratar de um de um texto de gênero poético, é possível revelar aos alunos os conceitos de “Vontade e princípio de individuação em Schopenhauer, e vontade de potência em Nietzsche”.

4. Estimular nos alunos a reflexão na obra investigada levando-os a se posicionarem em quais aspectos das duas filosofias, eles se identificam. Tanta em Schopenhauer, com a vontade de representação quanto Nietsche, e sua vontade de potência.

5. Na semana seguinte encaminhar os alunos para a sala de vídeo a fim de assistirem o vídeo que apresenta a poesia Cântico Negro. Esse momento é importante para que os alunos, ao visualizarem o vídeo narrado por Marco D’Almeida, para que realizem uma introspecção no sentido de promover uma discussão sobre o contexto da obra e as atitudes individuais.

5. Para encerrar, solicitar aos alunos que expressem sobre a atividade, as conclusões as quais chegaram e se é possível uma transposição para uma vivência prática em ações diárias.

Recursos

• Sala de aula

• Sala de vídeo

• Projetor de slides

• Vídeo do Youtube

Cântico negro

José Régio

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces

Estendendo-me os braços, e seguros

De que seria bom que eu os ouvisse

Quando me dizem: "vem por aqui!"

Eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com