TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VONTADE SOBERANA DE DEUS

Tese: A VONTADE SOBERANA DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Jonas recebeu uma missão diretamente de Deus. A priori uma missão fácil, porém ao aprofundarmos na história observamos a complexidade diante da situação da cidade de Nínive e os sentimentos de Jonas.

Deus tinha grandes planos o povo de Nínive e entenderemos aqui quais planos eram estes, além de compreendermos o particular reservado para Jonas.

A história de Jonas nos traz um grande enriquecimento espiritual e humano, desde o início transborda ensinamentos “vivos” que são totalmente válidos para serem aplicados na atualidade.

No nosso cotidiano nos deparamos como Jonas em várias situações, onde precisamos decidir em fugir e viver envolto em sentimentos que agridem o Espírito, ou se beneficiar da transformação que o amor de Cristo nos oferece e ser feliz.

Jonas viu várias possibilidades ao relutar cumprir sua missão: vingança, manter sua reputação, egoísmo, características de seu caráter que lhe dominaram naquele instante, causando-lhe vários problemas, levando-o quase a morte. O arrependimento, a oração e o perdão foram fatores chaves para que Jonas salvasse sua vida.

Diante dos motivos de Jonas nos depararamos com as seguintes questões: Mas um povo tão cruel não merece ser punido? E a Justiça Divina não deve ser aplicada? Não existe? O Senhor é o meu Deus, mas é deste povo também? A história de Jonas nesta pesquisa abordará esses assuntos, a fim de buscarmos uma resposta que satisfaça nosso intelecto e nosso espírito.

2- JUSTIFICATIVA

A necessidade humana nos dias de hoje praticamente consiste em ter sucesso, e quando essa necessidade não é satisfeita vem a tona uma série de sentimentos: frustrações, culpa, inveja, ódio, que se não forem enfrentados, superados, geram grandes prejuízos, afetando trabalho, amigo, família e o próprio “eu”

Essa pesquisa aponta varias questões existentes hoje, pois ao estudarmos a história de Jonas estamos estudando um ser humano, assim como nós, cheio de sentimentos, medos, dúvidas, capaz de realizar suas próprias escolhas e se arrepender delas também. Ao conhecermos melhor essa história estaremos nos conhecendo melhor também e veremos muitas situações de outra forma, nos eximindo assim de sofrimentos desnecessários, que não nos oferece nenhum benefício, muito pelo contrário, enche a vida de amargura e tristeza.

3 – OBJETIVO

- Identificar o sentimento predominante em Jonas;

- Compreender os planos de Deus para o povo de Nínive e os planos de Deus para Jonas;

- Analisar as consequências da desobediência de Jonas, aplicando-a na atualidade;

- Aprender a amar incondicionalmente

- Refletir sobre sentimentos negativos existentes em si mesmo;

- Reconhecer a falha e saná-la;

- Superar os traumas existentes.

3.1 – GERAL

A sociedade toma um rumo perigoso, onde a lei é “olho por olho e dente por dente”. Há uma constante inversão de valores onde o fim justifica os meios, podemos ver claramente as mesmas atitudes ora praticadas pelos ninivitas inseridas em nosso meio. Ainda bem que o amor de Deus prevalece sobre todas as coisa, pois o que seria de nós sem este amor? Não importam as falhas, o que tenha acontecido, o amor de Deus é incalculável, porém o arrependimento é fundamental para que o perdão de Deus seja alcançado.

Se as nações seguissem o exemplo de Nínive e se arrependessem dos seus pecados o amor de Deus mudaria totalmente o quadro em que se encontra, mas prá isso é necessário que eu e você se coloque na posição de Jonas, o Jonas arrependido e leve a palavra de arrependimento.

3.2 - ESPECÍFICO

A história de Jonas é rica e contém vários elementos importantes que serão a base de nossa pesquisa, como o arrependimento, sentimento de vingança, a inversão de valores, o amor e o perdão, nos auxiliando na compreensão dos motivos de Jonas na maneira que procedeu, e que a justiça de Deus é imparcial e a sua misericórdia pode alcançar qualquer pessoa.

4 – REFERENCIAL TEÓRICO

Nínive era a capital da Assíria, localizada a leste do Rio Tigre, era uma grande cidade. O muro que a circuncidava tinha 15 metros de altura. Nínive possuía templos belíssimos, porém para adorar deuses falsos. Por mais de 100 anos, os Assírios continuamente atacavam as fronteiras e invadiam as terras de Israel, além de matar e torturar as pessoas que eles capturavam, inclusive os judeus.Hoje em dia as ruínas de Nínive estão no país chamado Iraque.

Jonas, profeta, natural da Galileia, era valoroso, dedicado a oração, porém muito preocupado com sua reputação, um dos fatores que o levou a desobedecer a Deus

O livro de Jonas é uma bela história, nela verificaremos que o inexplicável amor de Deus para com Nínive não encontra eco no coração de Jonas.

Foram os preconceitos de Jonas que o levaram a fugir da Missão que Deus lhe havia ordenado. Preconceitos políticos: pois os ninivitas eram velhos inimigos de seu povo. Preconceitos raciais: os ninivitas eram gentios e não pertenciam ao povo escolhido. Preconceitos religiosos: um povo tão perverso, tão mau, tão grosseiro, não podia nem devia ser perdoado.

Quantos hoje não são como Jonas. Quantas vezes os nossos preconceitos nos impedem de sermos úteis a Deus. Quantas vezes os nossos preconceitos sufocam o amor às pessoas; aniquila nossa compaixão; obscurece nossa visão; seca as fontes da nossa espiritualidade e empobrece nossa mensagem.

Jonas é uma figura desconcertante, mas veremos que muitos de nós agimos exatamente como ele.

5 – METODOLOGIA DA PESQUISA

Tipo de pesquisa:

Pesquisa em livros:

Arthur

Livro Jonas e Balaão : WW. Fereday - Editora: Edições Cristãs

Livro Jonas; : Comentários Expositivos Hagnos; Hernandes Dias Lopes; Editora: Hagnos; Edição: 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com