TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atitude filosófica

Tese: A atitude filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

1- A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, ao fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa” ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isso é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmo. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

2- Pois para o desenvolver da ciência, o indivíduo deve usar a forma de pensar filosófica, pois a filosofia quer superar a fragmentação do real, ela não tem resposta imediata, mas para a ciência, antes de qualquer coisa, deve se questionar o sentido pelo qual alguém deve se aprofundar em tal assunto para depois começar a pesquisar, a filosofia permite fazermos uma reflexão crítica.

3- A atitude filosófica consiste em indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam nossa existência. Estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos.

4- Não existe apenas uma definição da Filosofia, pelo contrário, há várias. Entre tantas definições, a ideia de reflexão... A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, dad formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação critica dos conceitos e métodos da sociologia e psicologia.

5- Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa. Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira narrativa, por que confiam naquele que narra.

6- Enquanto os mitos buscavam narrar como as coisas teriam acontecido em uma época longínqua e imemorial, muito antes do tempo presente, os filósofos se incumbiram da tarefa de explicar as características da realidade de qualquer tempo, seja ele passado, presente ou futuro.

7- As viagens marítimas: pois quebrava os ‘’mitos’’ de que em certos locais, habitavam deuses e permitiam a descoberta de que nesses locais outros seres humanos viviam. As viagens produziram desmistificação do mundo, exigiam uma explicação sobre sua origem. *a invenção do calendário: uma forma de calcular o tempo, permitindo uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino a invenção da moeda: permitiu uma nova capacidade de abstração e de generalização das coisas, pois com ela, permitiu-se fazer a troca, calculando o valor semelhante de coisas diferentes.

8- A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com