TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lógica

Ensaios: A lógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

– Nascimento da Lógica:

Pág.125

Questões

1. O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?

Quando dizemos as palavras e “lógico” no nosso cotidiano estamos nos referindo a algo que achamos claro, obvio, algo que não há dúvidas.

Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.

2. Qual foi o conflito entre a Filosofia de Heráclito e a de Parmênides?

O conflito de Heráclito e Parmênides era sobre a origem, transformação e desaparecimento dos seres.

Heráclito dizia que o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. O pensamento sabe que nada permanece o mesmo, tudo se torna contrário de si mesmo. O lógos é a mudança de todas as coisas, os conflitos entre elas, e acontradição.

Parmênides afirmava que o ser é logos por que sempre é idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível.

3. Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e Parmênides suscitaram o aparecimento da Lógica?

O conflito gerado entre Heráclito e Parmênides tornou-se um problema para a Filosofia Grega que queria provar solução que provasse que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo , que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe, é verdade e pode ser pensada. Foi a partir da busca dessa solução que surgiu a lógica e a metafísica.

4. O que a dialética Platônica?

A dialética é, propriamente falando, a arte de discutir. A arte do diálogo. Como, porém, não discutimos só com os outros, mas também conosco próprios, ela acaba sendo considerada o método filosófico por excelência. Entre os gregos, chamava-se ainda dialética à arte de separar, distinguir as coisas em gêneros e espécies, classificar idéias para poder discuti-las melhor.

5.O que é a analítica ou lógica aristotélica?

A lógica de Aristóteles tinha um objetivo eminentemente metodológico. Tratava-se de mostrar o caminho carreto para a investigação, o conhecimento e a demonstração científica. O método científico que ele preconizava assentava nos seguintes fases: 1. Observação de fenômenos particulares; 2. Intuição dos princípios gerais (universais) a que os mesmos obedeciam; 3. Dedução a partir deles das causas dos fenômenos particulares. Aristóteles estava convencido que se estes princípios gerais fossem adequadamente formulados, e as suas conseqüências corretamente deduzidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com