TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sociedade

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica de Pernambuco

Disciplina: Ética

Professor: Francisco Caetano

Grupo: Gabriela Lopes Ferraz

Maria Eduarda Guerrera B. Rodrigues

Maria Gabriela Brito

Maria Sophia Coimbra

Paulo Fernando Lima

ÉTICA NA SOCIEDADE

Recife,

2017

O que é Ética?

Trata-se do comportamento individual em relação a sociedade, o que garante o bem-estar social. É como uma norma, baseada na cultura, nos valores e princípios de uma sociedade, que define como deve ser a conduta do homem diante do coletivo. O pensamento ético busca julgar o comportamento humano, dizendo o que é certo e errado, justo e injusto e tem a função, portanto, de manter a ordem social.

A palavra “ética” é derivada do grego “ethos”, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por “mos” ou “mores” (plural), sendo essa a origem da palavra moral. A ética seria uma reflexão acerca da influência que as regras estabelecidas pelo padrão social exercem sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com isso, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

Em suma, ética trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

O que é cidadania? O que é ser cidadão?

Não há como se falar de ética em sociedade sem passear pelo conceito de cidadania. A palavra “cidadania” vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual o cidadão, o indivíduo, está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos.

Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais, procurar uma igualdade dos indivíduos perante a lei, buscando pertencer a uma sociedade organizada.

 Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito ultrapassa os limites urbanos, podendo ser compreendido também no espaço rural. O cidadão ao ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania. Podemos entender então que ser cidadão é participar como agente atuante de uma sociedade. É não deixar se oprimir e nem subjugar, encarar o desafio de defender seus direitos na busca de uma sociedade mais igualitária.

A Ética dentro da sociedade

Rousseau afirma que “o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”; se nascemos em uma sociedade marcada por regras historicamente construídas, inclusive definidora do que é bom ou ruim. A partir do nascimento somos moldados de acordo com tais regras. É possível imaginar o homem como “uma folha em branco”. Não temos história, apenas instinto. Ao longo da vida vai se passando por experiências sociais e assimilando ou não as regras estabelecidas. De toda forma permanecerá no indivíduo marcas, umas mais profundas, outras menos.

Assim são nossas experiências sociais; a “vida” nos marca e são essas marcas que ficam registradas em nosso consciente e subconsciente, propiciando-nos predisposições para nossas ações como um “medidor” social que varia de sociedade para sociedade, de tempo em tempo. Desta forma, a classificação “bom ou mau” não está ligada ao homem, mas à ideia de mau e bom que cada sociedade possui.

Na sociedade, há vários tipos de ética: religiosa, política, profissional, etc. É importante ressaltar a subdivisão da ética em “ética da sobrevivência” e “ética da solidariedade”. A ética da sobrevivência é aquela que tem por pilar o individualismo, onde o indivíduo se coloca em primeiro lugar, à frente dos demais, sendo necessário passar por cima do outro para alcançar seus objetivos. Por sua vez, a ética da solidariedade é o oposto. Diz respeito a agir perante o próximo, com generosidade e altruísmo, sem uma supervalorização do “eu”.

Mesmo tendo em vista o fato de que existem regras para beneficiar a todos, há inúmeros casos em que elas são desrespeitadas. Entretanto, para que os valores éticos sejam praticados por todos e a sociedade possa vir a ser beneficiada, o coletivo deve estar disposto a proteger tais valores, e para tanto, é necessário que sejam estes valores claros, específicos e válidos para todos.

Importância da Ética na sociedade

A ética, como organizadora e reguladora das condutas humanas, nos leva a refletir como agir perante uma situação cotidiana que envolve a vida do homem e de outros homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com