TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Filosofia Unisul

Trabalho Universitário: AD1 - Filosofia Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

1. No Livro Didático você estudou que a Filosofia é um tipo de conhecimento com determinadas características. Dentre elas temos a radicalidade, o rigor, a dimensão crítica, a busca de uma visão ampla sobre as coisas etc. Igualmente, no seu cotidiano, você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:

• O técnico de futebol: “– Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...”

• Uma pessoa qualquer: “– Cada um tem a sua filosofia de vida...”

• Um político: “– Quero agora falar da filosofia do meu partido...”

a. Comente as possíveis semelhanças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2,0 pontos)

Resposta do item a

A filosofia seria o estudo racional por respostas, e as pessoas associam a filosofia, como se fosse uma expressão corriqueira, o que na minha opinião não seria um ato incorreto, para quem não tem o conhecimento do estudo da Filosofia.

As pessoas falam muito, minha filosofia de vida é ......., e ....., para ter frutos no futuro, etc; Filosofia esta associado ao estudo do saber, questionamento de como as coisas são criadas e desenvolvidas, mas como dizemos a varias definições de Filosofia por vários Filósofos........

As semelhanças na minha opinião esta na palavra filosofia estar associada, a forma de como o time joga, a vida da pessoa é vivenciada, o partido político como funciona, estudar como funciona e o porque um dos estudos da filosofia.

b. Comente as diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2,0 pontos)

Resposta do item b

Nas expressões populares acima, existe a forma generalizada de Filosofia abordada por muitos, e até por nós mesmo antes de estudar esta disciplina.

Nas expressões acima não há um foco em filosofia, e sim em vários assuntos que englobam, cada termo em que a Filosofia é expressa exprime vários sentidos...

2. O Livro Didático dedica, pelo menos, três unidades a temática da Teoria do Conhecimento que é uma área da Filosofia que investiga questões ligadas ao conhecimento, tais como: Como conhecemos? O homem é capaz de conhecer a verdade? Existe verdade segura? Algum conhecimento é superior a outro, etc.? Essas questões sempre mereceram e continuam a merecer a atenção de importantes filósofos e pensadores. Acalorados debates já aconteceram e as mais diferentes teorias já foram defendidas sobre o assunto. Uma delas é a sustentada por um grupo de pensadores filiados a uma determinada corrente de pensamento (Positivismo) para quem só a ciência (conhecimento científico) é conhecimento verdadeiro e somente o método científico é seguro para produzir uma verdade segura. Em outras palavras: existe uma única verdade (ciência) e um único caminho (método científico) que nos leva à mesma.

Portanto, conhecendo os diversos tipos de conhecimentos e depois de uma leitura atenta do Livro Didático qual é a conclusão sinalizada pelo mesmo (livro)? Será de concordância com a tese defendida pelo grupo acima referido? Sim? Não? Por quê?

Obs.: O texto resposta deve ter em torno de 20 (vinte) linhas. (4,0 pontos)

Resposta:

Não. O Livro aborda a teoria do conhecimento como um estudo não focado somente na exatidão científica, cálculos racionais. A definição de filosofia tem seus alicerces no conhecimento empírico e abstrato, sujeito e objeto, a ciência ajuda muita na filosofia, mas o conhecimento ao longo do tempo por um pessoa talhada pela vida serve de muita sabedoria.

No livro a um exemplo que exprime a importância do agrônomo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com