TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO TEXTO: O FILOSOFAR COMO PROCESSO DE REFLEXÃO

Dissertações: ANALISE DO TEXTO: O FILOSOFAR COMO PROCESSO DE REFLEXÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  2.820 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste contexto, afirma-se que, historicamente, a filosofia e o exercício do filosofar provocam consequências na prática educativa, posto que vários sistemas e pensamentos filosóficos proporcionassem e ainda proporciona marcos teórico aplicados na formação humana, o que se faz sentir na elaboração das teorias pedagógicas que norteiam o processo educativo de forma consistente e direcionado às perspectivas dos contextos sociopolíticos e culturais.

Os filósofos, desde o surgimento da filosofia, já tinham uma intenção pedagógica e formativa do ser humano. A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência critica pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida. Isto é um processo que tem por trás de si interesse de classe.

Nesse caso é preciso que a filosofia, através de seu processo reflexivo-crítico desvende seu significado que não são mais produtos da alienação ideológica. Ela é um barco que busca o horizonte no infinito das verdades. É nesse ponto em que a filosofia se distingue da ciência, pois ela não e ciência e a base para todas as ciências.

A filosofia no seu processo de filosofar consiste em uma maneira de interpretar uma nova construção de consciência – ação – crítica, com isso ela introduz uma nova maneira de pensar e criticar na realidade. A filosofia mostra um pensamento reflexivo que implica o ser humano a pensar todas suas dimensões, realidade, angústia, sofrimentos, etc. Com isso a filosofia busca a compreensão da ciência. Esse contexto mostra uma filosofia de um ser determinado, o chamado “Entes”. É preciso suspeitar da realidade de como a vemos e como ela é vista, assim ela seria suspeita à verdade das coisas e ocultando uma realidade e assim a suspeita para adquirir um pensamento crítico.

O filosofar é preciso criar, imaginar e sonhar, tendo com isso uma possibilidade de compreensão do estar diante de uma existência no processo de evolução de agir e refletir. A imaginação no filosofar impulsiona uma construção de sentido da existência do ser. Todo Ser humano é filosofo e filosofar é um compromisso de responsável ético da existência. A Filosofia, de acordo com Ghedin, é ciência, mas é de outra natureza. Ela não é a ciência. Ela é um caminho que nos coloca a caminho dos significados da existência. Com isso, quando se procura a Filosofia como forma de atividade, está se encobrindo os falsos sentidos e falsos significados do mundo.

O ser humano, ao fazer o exercício de reflexão sobre a sua realidade, está indo em busca da verdade recalcada sob a proteção da ideologia. Ao realizarmos esse exercício de reflexão, estamos exercendo a liberdade de pensar. Na visão do autor a Filosofia se diferencia da ciência, estando esta última ao que parece, sempre avançando como técnica, enquanto que a primeira parece estar sempre alienada.

A ciência nos propicia o conhecimento, enquanto explicação do fenômeno, a Filosofia nos dá a possibilidade de ficar diante da sabedoria, enquanto o saber e busca da verdade. A ciência, ao estudar um fenômeno, tenta explicar as particularidades de uma dada realidade. O pensamento, partindo desta explicação, busca a totalidade que está, permanentemente diante da verdade, embora saiba que não é possível atingi-la diretamente. Com isso por meio do pensamento o ser humano busca compreender o mundo e não dominá-lo.

A filosofia e a ciência partiram de dois pontos opostos do pensamento, onde a reflexão e especulação para filosofia, e observação e a experiência para a ciência. Entretanto existe uma fronteira “natural” entre ambas, pois as características dominantes em uma são dominadas na outra.

O pensamento enquanto reflexão crítica é um instrumento que liberta ser humano, encontra sua própria identidade e se identificando com a humanidade. Nessa busca de compreensão e existência de compreender sua essência.

A filosofia transmitiu uma consciência ingênua e crítica, compreendendo sua experiência. O ser filosófico necessita de senso crítico, pois o filosofar mexe com a estrutura social, política de uma sociedade, o ser humano é capaz de pensar antes do próprio pensamento, ele reflete o pensamento que responde a crítica, a reflexão e a contradição devem ser sempre lembradas. Além disso, deve-se evitar o preconceito e alienação do pensar.

A realidade humana busca uma compreensão ao se pergunta, a complexidade do real se torna abstrata, que faz permiti-nos uma consciência do que somos. A filosofia faz o filosofar aprender a pensar, e se tornando um ato de reflexão que define seu ser filosófico. Assim temos a possibilidade de melhor entendermos quem realmente somos ela nos ajudar compreender nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com