TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: O Processo De Urbanização No Antigo Egito

Exames: Resumo Do Texto: O Processo De Urbanização No Antigo Egito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  3.045 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Ceará

Departamento de História

Resumo do texto: O processo de urbanização no Antigo Egito

Fortaleza – CE

2014

Aline Cristina Vieira da Silva

Resumo do texto: O processo de urbanização no Antigo Egito

Fortaleza - CE

2014

O processo de urbanização no Antigo Egito

O estudo da cidade no Egito Antigo, durante o período faraônico, é muito importante porque essa civilização se cresceu basicamente nas margens do Rio Nilo, sendo que esses espaços serviram para a elite poder controlar a produção e se manter no poder. Essa rede urbana acabou sendo aproveitada pelos conquistadores helenísticos e romanos.

Os egípcios usavam vários termos para designar os seus agrupamentos, tendo destaque niwt para cidade e dmi para aldeia ou população. Isso revela uma sociedade complexa, onde todos tem função especifica.

Os sinais hieroglíficos nos revelam uma extraordinária diferença entre um e outro. Estes sinais demonstram a urbanização do antigo Egito, é neles que podemos perceber a construção de cidades. As cidades egípcias passam então a criar forma, porém é importante ressaltar que cada uma delas tinha um tipo de denominação.

As vilas eram inúmeras, entretanto as cidades existiam em menor número e eram principalmente as capitais nacionais, aqui se pode citar Tebas e Mênfis. Porém também se destaca El Amarna, a capital do faraó herético Amenófis IV, pois por a religião ter passado a ser monoteísta nessa época, Deus Aton, essa cidade acabou por ter características peculiares.

É muito importante chamar atenção para o fato de quê as cidades e as vilas do Egito faraônico eram voltadas para o Rio Nilo. Essa ocupação deixa clara a preocupação de explorar as enchentes do Nilo.

Com o novo império, o Egito sofreu vários golpes, mas conseguiu reestabelecer seu reino. Com isso começam a formação de cidades gregas, sendo a primeira delas Naucrátis.

Com a chegada do período helenístico funda-se também Alexandria, que ficava no delta do Nilo, que era local de passagem obrigatória para o comercio em outras regiões. Já no período romano o Egito se torna uma província de Roma, por meio de Otávio Augusto. Os romanos reaproveitando e modelando a civilização egípcia, logo consegue controlar a produção egípcia.

Logo se conclui que houve no Egito Antigo a preocupação de exercer um controle mais efetivo sobre a produção e as pessoas. O Nilo, sendo assim, a base para essa civilização, pois dependiam de seu ciclo para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com