TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATITUDE ENQUANTO TOMADA DE DECISÕES

Exames: ATITUDE ENQUANTO TOMADA DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Umas das competências inerentes ao administrador é a atitude. O planejamento está ligado diretamente à atitude, o bom profissional se destaca aprimorando seu conhecimento, já que é um agente transformador dentro do ambiente de trabalho.

O tema dessa pesquisa dá ênfase à atitude enquanto tomada de decisões, discute questões sobre a importância de um a atitude crítica, influência na liderança da equipe e como um pensamento crítico pode auxiliar para o sucesso no empreendedorismo. Baseando-se na filosofia para encontrar soluções satisfatórias com decisões individuais e coletivas que sejam conclusivas.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da Antiguidade. O filósofo grego Sócrates (470 a.C.-399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão (429 a.C.-347 a.C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A república, expõe a forma democrática de governo e administração dos negócios públicos. Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.), discípulo de Platão, deu impulso inicial à Filosofia, Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Lógica e Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano. No livro Política, sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: monarquia, aristocracia e democracia. (CHIAVENATO, 2004)

A Filosofia nos ajuda, através de questionamentos, a refletir sobre como lidar com as questões que surgem no dia-a-dia de uma empresa. O planejamento está diretamente ligado à atitude no processo de tomada de decisões, pois é necessário prever as possíveis implicações de cada decisão. Segundo Aristóteles, o bem é aquilo que todas as coisas visam, (...) com alguma finalidade que desejamos por si mesma, sendo tudo mais desejado por causa dela, tal finalidade deve ser o bem e o melhor dos bens. Então essa finalidade deve ser o bem da empresa, para que ela prospere e atinja seus propósitos através de um planejamento acertado. A vida de uma organização depende de uma postura adequada do seu administrador, ele precisa ter conhecimento, perspectiva e atitude, com ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, saber liderar e se comunicar com os seus colaboradores para ser um gestor de sucesso. Também é indispensável um comportamento ativo e proativo, aquele que antecipa o problema, apresentando proposta para evitá-lo ou administrá-lo, pensando e apresentando soluções exclusivas, tomando a iniciativa de analisar a situação. E evitar ser reativo, fazendo apenas o trivial, sem qualquer divergência.

Para que suas ideias sejam aceitas no ambiente organizacional é necessário ter uma atitude crítica, que ultrapasse a superfície, que faça pensar além dos conhecimentos que lhes foram repassados, questionando os fatos através de um conhecimento cientifico sem utilizar o senso comum, passando credibilidade para os demais envolvidos no processo. A ética se dedica aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ela deve estar presente em todos os ambientes e a cada momento, pois ela é guia sobre o que é correto ou não, onde nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu quero. “Cada homem julga corretamente os assuntos que conhece, e é um bom juiz de tais assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com