TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RH NA TOMADA DE DECISÕES

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO DE RH NA TOMADA DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

3 CONCLUSÃO 12

4 REFERÊNCIA 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve ênfase teórica nas matérias estudadas e nos livros do semestre, porem, tivemos o foco em mostrar a realidade da Administração de Recursos Humanos vivida por uma empresa. A escolhida para pesquisa foi a Andritz, Multinacional com sede na Áustria, 158 anos no mercado, composta por varias divisões, escolhemos a Sindus Andritz MS, localizada em Eunapolis, onde ela é a responsável por toda manutenção industrial integral, Almoxarifado, Suprimentos da Veracel Celulose, uma fabrica de Celulose do Grupo Fibria e Stora iEnso. As entrevistas foram concedidas pelo o setor de recursos humanos, diretoria, e área de segurança.

Constatamos a preocupação da organização pesquisada em proporcionar um ambiente propício para evolução individual de seus funcionários. Mostraremos as diversas formas utilizadas para capacitar os seus colaboradores, identificando as estruturas e forma de gestão adotada pela Andritz.

Para a empresa, o lideres , fazem toda a diferença nos resultados traçados pela a empresa, e ressalta que os objetivos devem ser atingidos como meta pessoal de cada colaborador, de forma prazerosa. As chefias precisam ser influenciadores e não dominadoras.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa em questão foca seus trabalhos em manutenção industrial, buscando sempre a excelência do trabalho em equipe. Por fazer parte de um grupo Multinacional, procura estabelecer seus conceitos, respeitando os costumes e espaços de cada funcionário.

As organizações deveriam seguir como estratégia uma estrutura organizacional planejada, porem é muito comum hoje em dia adequar a estrutura praticada com a planejada. Com isso vemos que o modelo correto é aquele que traz a eficácia para as organizações.

Em entrevista com, Analista de RH, notamos uma forma bem diversificada e adequada à forma de trabalho da empresa. Em alguns setores a descentralização e autoridade delegada facilitam os processos, acelerando na tomada de decisão. Em outros, como suprimentos, necessita de aprovação do Diretor da empresa.

Para melhor entendermos, o projeto na qual a Andritz se encontra trata-se de único no Brasil, sendo piloto, ou seja, uma fase de novas experiências e implantações de novos conceitos. Notamos que o modelo de estrutura escolhido pela empresa é funcional. A Analista entrevistada garante que os ganhos com esta estrutura, se da pelo o contato direto dos colaboradores com suas chefias, podendo assim ter o controle das atividades. Os principais níveis, representados por seus cargos são:

• Diretor de Operações – Responsável por toda coordenação e administração do projeto, aprovador de decisões gerenciais, e negociações de contrato;

• Analista de RH Staff – Acompanha os gestores nas tomadas de decisões, influenciando e aconselhando. RH assumindo a forma estratégica;

• Gerentes de Área – Responsáveis pelo gerenciamento e acompanhamento dos trabalhos, aprovadores de compras operacionais;

• Gerente de Confiabilidade – Responsável pelo setor de engenharia, acompanha, insere, planeja trabalhos de engenharia;

• Controller’s – Responsáveis pelo controle e acompanhamento dos custos operacionais e administrativos do projeto;

• Supervisores de área – Responsáveis pela administração das equipes e pelo o direcionamento de trabalhos. Foi ressaltado que a habilidade e a vivencia na função supera a formação esperada para este cargo.

Vivemos numa era de mudanças constantes, as organizações se deparam com cenas no mercado que as forçam a tomarem medidas cautelosas e planejadas. Com isso vemos, que a necessidade de estruturar, a atrelar setores e colaboradores a determinadas chefias, faz com que as atividades sejam conduzidas de forma mais aplicada.

Aprendemos que Liderança é um processo de influencia, e que um líder não necessariamente necessita ter um alto cargo hierárquico. Para o Diretor de Operações, cada empresa desenvolve seu modelo de gestão e liderança baseado em sua própria personalidade, ele ainda enfatiza que “a equipe é o reflexo de seu líder”. Nesta tese, a Andritz, constantemente investe em consultoria especializada em lideranças, para acompanhamento, e aperfeiçoamento do modelo de gestão e liderança da empresa.

Por se tratar de um multinacional, ela procura sempre implantar sua cultura organizacional, respeitando e até mesmo se adequando a particularidade de cada região. Para o Diretor um dos fatos importantes da Cultura da empresa é a clareza nos objetivos, algo que é passado desde o ato da entrevista, e diariamente nas reuniões diárias. Revela também que a empresa esta sempre aberta para novas idéias e implantações, criações, tendo até bonificações para tais atitudes. Com isso entendemos que para a Andritz, cultura é um conjunto de valores que integradas compõem a identidade e particularidade de cada empresa.

Os colaboradores da empresa em questão desde sua admissão recebem varias fontes de comunicação desde e-mails, acesso ao webportal, onde são possibilitados a denuncia, sugestão, reclamações, no ambiente existem vários computadores espalhados nos quais qualquer um tem acesso. A analista faz questão enfatizar que alem da comunicação direta e diária com os supervisores e gerentes, os colaboradores cumprem uma agenda semanal de reuniões com o RH e Diretor de Projeto, na qual são discutidos assuntos pertinentes a rotina de trabalho e satisfação. A comunicação é utilizada como ferramenta de gestão, trazendo melhorias no relacionamento dos colaboradores com a alta hierarquia, trazendo confiança por parte dos colaboradores nos processos.

A estrutura formada permite uma comunicação flexível entre gestores e subordinados. Sabemos que não é uma pratica muito adotada pelas empresas, mas as “portas abertas”, a possibilidade de opinião por parte dos funcionários, o feedback constante, a comunicação adequada, trará bons frutos para as relações interpessoais da organização, com isso impactará positivamente na produtividade da empresa.

A empresa estudada participa de varias campanhas sociais, em uma de suas participações mais recentes, está à construção de uma Unidade pacificadora da Policia Militar na Cidade de Porto Seguro na Bahia. A Andritz, juntamente com quatro empresas arcará com as despesas em parceria com o Governo do Estado da Bahia. As empresas precisam entender que alem do compromisso com sua produção, existe um compromisso social, no qual deve ser levado a serio e valorizado.

Entendemos durante o nosso curso que, Recrutamento e seleção se conceituam como um conjunto de técnicas e procedimentos que visa inserir candidatos dentro de uma organização. De forma técnica, procurar o candidato certo para a vaga certa. O recrutamento atual é feito apartir das necessidades existentes e dos planos traçados pela organização. Responsável pelo processo de recrutamento e seleção na Andritz, explica que as contratações partem por uma necessidade, ou implantação de uma nova vaga, após essa aprovação é lançado no site vagas, muito utilizado hoje em dia por varias empresas para anuncio de vagas. Vejamos como funciona na organização em questão:

• Criação da Vaga – Parte da necessidade de uma nova área, ou da rotatividade de colaboradores;

• Anuncio – Site Vagas;

• Triagem - É feita uma primeira triagem através de entrevistas via telefone;

• 1ª Entrevista – Feita na empresa pelo RH;

• 2ª Entrevista – Feita pelo Gestor interessado;

Após esses passos, o candidato é escolhido e enviado para o ARH da empresa para que seja feita a Admissão.

Com sua devida admissão concluída, o agora então funcionário é enviado para o Técnico de segurança que mostrará a cultura de segurança e obrigatoriedade de uso de EPI na empresa. Por estar presente em vários contratos, cada um com sua particularidade, adéqua à necessidade de acordo com a necessidade do local, sempre observando o fator legal. Para o Técnico de Segurança Juarez, o passo essencial durante um treinamento de segurança na empresa, é fazer o funcionário entender que a segurança faz parte de toda atividade diária, e não uma atividade a parte.

Com vários recursos tecnológicos a empresa possui em seu portal, acessível para todos os funcionários, uma academia de treinamento, na qual existem diversos cursos de capacitação, desde a função executada, a cursos de informática, e a cada dia novos cursos são inseridos.

Com isso vemos o investimento da empresa na capacitação e desenvolvimento dos funcionários, visando à satisfação, aprimorar os conceitos, e crescer a produção.

A empresa ainda possui um plano de cargos e salários equilibrado e compatível com o ambiente interno e com o mercado externo. O diretor da empresa pesquisada faz questão de registrar que a Andritz não promove nenhum funcionário, os mesmos conquistam suas promoções. Com isso a empresa procura mostrar claramente as responsabilidades de cada cargo, sempre alertando para as possibilidades de crescimento, fugindo de promessas, assegurando para cada funcionário uma Administração de carreira eficiente.

Os colaboradores são avaliados constantemente por suas chefias, fugindo um pouco da obrigatoriedade de formulários, incentivando o próprio funcionário a ter um plano próprio de carreira. Para muitos estudiosos o plano de carreira deve ser aplicado em quatro campos: Vida pessoal, profissional, familiar e comunitário. Com isso, podemos ter planejamento e foco nos planos traçados. A empresa que investe em seus funcionários diminui seus riscos, retém seus talentos, traz a motivação, e aumenta a produtividade.

Constatamos também o plano de benefícios da Andritz, sendo fator diferencial na atração e retenção de talentos, vejo abaixo:

• Plano de Saúde com cobertura nacional;

• Plano odontológico com cobertura nacional;

• Cartão Alimentação;

• Seguro de Vida;

• Plano de aposentadoria;

• Bolsa para Língua estrangeira;

• Auxilio Moradia;

• Auxilio mudança;

É comum ouvir de funcionários que se fixam em uma determinada empresa por satisfação que os benefícios trazem para sua família, nesses casos o fator diferencial não foi o salário. A cada dia as organizações criam benefícios para reterem seus talentos, as necessidades são atendidas através pessoalidade de cada ser.

3 CONCLUSÃO

Todos os temas propostos no trabalho foram mostrados de maneira clara e objetiva. Demonstramos como a Andritz trabalha, de forma que favoreça não só os seus interesses e clientes, mas também os interesses de seus colaboradores.

Investindo em diversas formas de treinamento e segurança no trabalho, de acordo com a entrevista, foi observado que a empresa consegue entender a necessidade de se investir em seus colaboradores, preservar a cultura local, ser o concorrente de peso no mercado.

Este trabalho foi enriquecedor para a nossa área acadêmica, passamos um dia inteiro na empresa, vivemos situações e constatamos o que tínhamos até então aprendido na sala de aula.

Notamos que existem organizações, empenhadas em fazer com que os seus colaboradores tenham um desenvolvimento pessoal, e como a empresa Andritz faz para reter os seus talentos, e promover o planejamento de vida de cada um de seus colaboradores.

Entendemos agora que como futuros gestores de RH, podemos garantir a execução e confiabilidade dos processos das empresas, enfatizando sempre as necessidade dos colaboradores como foco e fator primordial.

4 REFERÊNCIA

Artigo Cientifico, WWW.sindus.com.br, acessado em 01 de junho de 2012.

Artigo Cientifico, portal.andritz.com, acessado em 01 de junho de 2012.

Artigo Cientifico, WWW.andritz.com acessado em 02 de junho de 2012.

Artigo Cientifico, WWW.vagas.com.br, acessado em 01 de junho de 2012.

Bacarro, Thais Accioly. Treinamento e Desenvolvimento de RH – Modulo IV.

Ducci, Larissa Z; Oliveira, Elisete A Zampronio. Gestão de Pessoas I – Administração – Modulo V

Ducci, Larissa Z; Elgenneni, Sara Maia de Melo. Gestão de Pessoas II – Administração – Modulo VI

Silva, Monica Maria. Planejamento de Carreiras RH – Modulo V.

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »