TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afrodite

Trabalho Escolar: Afrodite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.513 Visualizações

Página 1 de 3

Afrodite

Deusa do amor e da beleza

Afrodite é uma das mais antigas deusas gregas. Sua origem remota à deusa semítica

Ishtar -> Mesopotâmia

Astarte -> Síria e Fenícia

Milila ->Babilônia

O culto dessa divindade oriental foi levado para a Grécia através de marinheiros e mercadores. Na mitologia, seu nascimento está ligado à lenda que, duas gerações depois, levaria Zeus ao trono do Olimpo.

Durante tempos incontáveis, Urano (Céu), obrigou Gaia (Terra), sua esposa, a dar luz a deuses, Titãs, Ciclopes e Gigantes. Entretanto, não amava os seres que concebia, pelo contrário, os odiava e os encerrava sob terra, condenando-os a jamais ver a luz. Cansada da loucura do marido, Gaia planejou sua vingança, aliada ao mais jovem dos Titãs, seu filho Saturno (Cronos), o Tempo. O jovem odiava o pai e aceitou prontamente a missão, assim como a arma que lhe foi dada, uma foice.

Certa noite, quando mais uma vez Urano descera à Terra para lhe fecundar-lhe, Saturno (Cronos) aproximou-se em silêncio e cortou-lhe os testículos com um só golpe, atirando-os ao mar. Assim o impediria de continuar fertilizando Gaia. Entretanto, o sangue de deus jorrou sobre a terra, fazendo nascer as Erínias (Fúrias), deusas da vingança, que passariam a ajudar Hades (senhor do reino dos mortos), a castigar os piores criminosos.

Mas não foi apenas o mal que resultou do crime de Saturno. Da espuma formada pelos órgãos atirados ao mar, nasceria a mais bela das deusas, Afrodite. Algumas lendas, porém, contam que seria filha de Júpiter e Dionéia. A jovem foi primeiramente levada à ilha de Cítera e em seguida a Chipre, onde chegou à praia sobre enorme concha de madrepérola, impulsionada pelos zéfiros. Ali, a esperavam as Horas, que a vestiram e a levaram para o Olimpo. Os deuses, admirados, nunca havia visto beleza semelhante.

Por causa da sua origem, Afrodite também é chamada pelos helênicos de Citeréia ou ainda Cipris, do nome da ilha em que é honrada. Largamente cultuada na antiguidade, tinha templos em Páfis, Amatúsia e Idália, além de ser adorada em cidades como Corinto e Sicília. Em Roma, tornou-se conhecida com o nome de Vênus.

Nos primórdios do seu culto, Afrodite era vista como a deusa do instinto da fecundidade, agindo em humanos, animais e vegetais. Os gregos a viam como difusora do elemento úmido, causa de toda fecundidade da natureza. Assim, a chuva da primavera era enviada por Afrodite, tornando a terra fecunda. Somente mais tarde Vênus se tornaria a deusa do amor. E se, a princípio, personificava unicamente o amor elevado e puro, logo tornou-se símbolo de todos os aspectos amorosos, recebendo vários epítetos, como:

Afrodite Pândemos, deusa do amor sensual;

Afrodite Nínfia, protetora dos casamentos;

Afrodite Urânia, representante do amor nobre.

Tantos encantos tinha Afrodite, que somente três dos deuses olímpicos não foram por ela seduzidos. Segundo Homero, não obedeceram suas leis:

Atena (Minerva)

Ártemis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com