TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Althusser:

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Althusser: A escola como aparelho ideológico de estado.

   No presente artigo contemplamos a opinião de Althusser sobre a maior forma de dominação das classes, através da escola. Sendo esse um ambiente que deveria ser neutro, tanto quando se refere à religião, quanto á política. Sabemos que a ideologia é uma linha de pensamento para que a burguesia seja sempre a classe dominante, impondo teses, que assim deve ficar subentendidas, e que não são questionadas pelas pessoas da classe trabalhadora, por serem ditos e vistas como comuns.

   Essas ideologias são idéias falsas sobre o outro, sobre a vida e sobre si próprio. São produtos do cérebro humano capazes de exerce domínio sobre ações e falsas visões da realidade que nos cerca, garantindo assim a dominação da classe.

   O estado, segundo Althusser, funciona como aparelho ideológico e força coercitiva, para assim garantir os interesses dessa classe dominante. Para eles a escola atua sob orientação das normas do estado, sendo vista como porta-voz dos interesses desse estado, porém essa dominação não se dá de maneira direta, mas de maneira sutil, disfarçada, ideológica, pedagógica.

   Para agregar ao resumo utilizo um exemplo explanado em sala de aula de uma jovem mulher que criou os filhos com o dinheiro que ganhava catando lixo durante anos. Dize-se dessa mulher coisas como “criou os filhos com dignidade” e é justamente para isso que o senso comum direciona o pensamento e nos faz refletir que realmente é digno, sendo que não, dignidade é ter o mínimo das necessidades de um ser humano, o que não acontece quando se expõe a dejetos que são abonados da casa das pessoas por não servir mais. Vemos também a realidade que nos cerca, em que na atualidade, batedores de carteira são presos por anos e políticos que roubam milhões continuam a solta e sendo novamente eleitos pela população que não se indigna, por achar ser normal, pela ideologia de que “todo político rouba”.

   Althusser acredita que após esse impasse de classe política e ideológica, o aparelho ideológico escolar será responsável juntamente com o político para produzir relações políticas. A escola trabalha junto com o aparelho estatal repressivo na formação de cidadãos, e estas são presentes em todo o meio escolar.

   Para Althusser até o desenho da escola é desenhado nos moldes e inspirado no estado enquanto instancia normativa repressiva e reguladora e do poder do estado do qual a classe repressiva se apóia, com esse modelo de manipular para se perpetuar no poder.

    A partir dessa realidade temos demonstrado no artigo os efeitos dessa ideologia a qual estamos submetidos diariamente, formando jovens nos moldes do sistema capitalista, incluindo assim na vida desse jovem as ideologias dominantes. Sendo essas ideologias presentes em tudo, nos livros, nos filmes e principalmente nos valores morais.

   A polícia como um repressivo age pela violência física ou não, porém secundariamente pela ideologia que visa manter a ordem e a segurança do país. Como podemos perceber a igreja na idade média era o aparelho ideológico de estado dominante da sociedade,considerada a principal instituição do estado comandando,ditando regras e educando os cidadãos de acordo com os princípios bíblicos e morais, após alguns anos e até os dias atuais o AE escolar passou a ocupar esse espaço de dominante pois ela agrega crianças de diversas idades e classes sociais que são educadas tanto em aspectos morais e cívicos quanto em sistemas de estudo secular(cálculos,ler,escrever etc.) portanto a escola juntamente com a família desempenha um papel importantíssimo quanto a formação dos indivíduos sociais,que desde pequenos até adultos são educados e direcionados a uma formação intelectual,psíquica e moral intencionada pelos educadores.Althusser apresenta a escola como aparelho ideológico de estado sendo reprodutora de ideologia dominante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com