TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os aparelhos ideológicos do Estado por Louis Althusser

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOSÃO DEL REY

Curso:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL – GPM

Disciplina

ESTADO, GOVERNO E MERCADO

Pólo/Turma

TIMÓTEO

Professor:

PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA

Aluno (a):

JOANA ISABELA LOPES FERREIRA

TAREFA 1

1. Faça uma relação entre os aparelhos ideológicos do Estado citados por Louis Althusser com as seguintes propostas do programa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU):

“O imperialismo dita os planos econômicos. As multinacionais controlam diretamente os setores mais dinâmicos da economia. As principais instituições do país estão nas mãos do imperialismo, impedindo a soberania nacional. Sem romper com o imperialismo, não existe possibilidade de acabar com o desemprego, com o arrocho salarial. Também não será possível fazer a reforma agrária, combater a fome e garantir melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo pobre.” (...) “Os partidos burgueses, que representam os interesses do grande capital, e a imprensa burguesa dizem que “quem deve tem de pagar”. Até mesmo o Partido dos Trabalhadores (PT), agora no governo, repete esta mesma ladainha. Esquecem que essa dívida não foi feita pelo povo, que nunca foi consultado e nunca se beneficiou desse dinheiro. Essa é, portanto, uma dívida ilegítima. Além do mais, essa dívida já foi paga diversas vezes.” (...) “Somente a aliança dos trabalhadores da cidade e do campo, junto com os demais setores oprimidos da população, poderá atender às necessidades básicas da população, como emprego, salário e terra. Para isso, é necessário trilhar por um caminho independente da burguesia e construir seu próprio governo.”  

(Fonte: http://www.pstu.org.br/programa)

RESPOSTA:

“Designamos por Aparelhos Ideológicos de Estado um certo número de realidades que se apresentam ao observador imediato sob a forma de instituições distintas e especializadas”.  ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado.

As propostas do PSTU e os Aparelhos Ideológicos do Estado fazem uma reflexão comum, ou seja, que a classe dominante dita as regras em todas as esferas, seja na educação, na economia, na religião, o que prevalece é o interesse e desejo de uma minoria burguesa, mas que detém o poder e a maioria das riquezas deste país. Portanto, sutilmente os Aparelhos Ideológicos do Estado não realizam o trabalho de uma forma direta, mas sutil, as entrelinhas trazem sempre de forma ideológica e natural os preceitos burgueses, portanto, não são impostos e consequentemente, não utilizam a violência como forma de doutrinação ou como verdade absoluta.    “Por outras palavras, a Escola (mas também a Igreja ou outros aparelhos como o Exército) ensinam <> mas em moldes que asseguram a sujeição à ideologia dominante ou o manejo da <> desta”.  ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado.

Finalizando com COELHO, Ricardo Corrêa:  “Os aparelhos ideológicos poderiam, ou não, estar diretamente ligados e subordinados ao Estado, mas estariam sempre desempenhando uma função importante para a manutenção e legitimação da ordem capitalista e do Estado burguês.”

TAREFA 2

2. Explique de que maneira a poliarquia permite a coexistência entre democracia e economia de mercado. Descreva de que maneira ela se apresentou nas eleições brasileiras.

RESPOSTA:

Tarefa 01

1. Faça uma relação entre os aparelhos ideológicos do Estado citados por Louis Althusser com as seguintes propostas do programa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU):

“O imperialismo dita os planos econômicos. As multinacionais controlam diretamente os setores mais dinâmicos da economia. As principais instituições do país estão nas mãos do imperialismo, impedindo a soberania nacional. Sem romper com o imperialismo, não existe possibilidade de acabar com o desemprego, com o arrocho salarial. Também não será possível fazer a reforma agrária, combater a fome e garantir melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo pobre.” (...) “Os partidos burgueses, que representam os interesses do grande capital, e a imprensa burguesa dizem que “quem deve tem de pagar”. Até mesmo o Partido dos Trabalhadores (PT), agora no governo, repete esta mesma ladainha. Esquecem que essa dívida não foi feita pelo povo, que nunca foi consultado e nunca se beneficiou desse dinheiro. Essa é, portanto, uma dívida ilegítima. Além do mais, essa dívida já foi paga diversas vezes.” (...) “Somente a aliança dos trabalhadores da cidade e do campo, junto com os demais setores oprimidos da população, poderá atender às necessidades básicas da população, como emprego, salário e terra. Para isso, é necessário trilhar por um caminho independente da burguesia e construir seu próprio governo.”   (Fonte: http://www.pstu.org.br/programa)

RESPOSTA:

“Designamos por Aparelhos Ideológicos de Estado um certo número de realidades que se apresentam ao observador imediato sob a forma de instituições distintas e especializadas”.  ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado.

As propostas do PSTU e os Aparelhos Ideológicos do Estado fazem uma reflexão comum, ou seja, que a classe dominante dita as regras em todas as esferas, seja na educação, na economia, na religião, o que prevalece é o interesse e desejo de uma minoria burguesa, mas que detém o poder e a maioria das riquezas deste país. Portanto, sutilmente os Aparelhos Ideológicos do Estado não realizam o trabalho de uma forma direta, mas sutil, as entrelinhas trazem sempre de forma ideológica e natural os preceitos burgueses, logo, não são impostos e consequentemente, não utilizam a violência como forma de doutrinação e como verdade absoluta. “Por outras palavras, a Escola (mas também a Igreja ou outros aparelhos como o Exército) ensinam <> mas em moldes que asseguram a sujeição à ideologia dominante ou o manejo da <> desta”.  ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com