TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropolgia

Ensaios: Antropolgia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Centro universitário

Claretiano

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Professor: ADRIANO VOLPINI

Rayane Oliveira Silva

Atividade no Portfólio

1- Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de, no mínimo duas páginas,apresentando a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo

.

A liberdade da vontade é a possibilidade de construir-se de que o homem dispõe; é uma propriedade específica, pertence ao próprio ser. Não é uma característica adquirida, social; é consti¬tutiva do ser homem; nunca é uma imposição, é por si mesma; o homem é livre porque não pode ser de outra forma ou não seria um ser humano. Pela liberdade, o homem pode planificar e executar a idealiza¬ção de sua vida. Ninguém, nem o próprio Deus, podem posicionar-se no lugar do homem e decidir por ele.

Na liberdade, está radicada a possibilidade de realização ou de fracasso do projeto pessoal. A pessoa, pela liberdade, sente-se capaz do progresso, da realização do humanismo, de ser mais do que ela sempre foi. Mesmo depois do mais terrível fracasso, da mais completa alienação, continuamos a ter uma consciência livre palpitando dentro de nós. Seu comportamento é outro. Enquanto os animais se ajustam ao conjunto da natureza, o ser humano sente necessidade de construir acima do natural. Para satisfazer essa ne¬cessidade, ele parte da cultura que herda de seus antecessores.

O homem é o ser que sempre está a caminho, entende sua existência em termos de "progresso". O homem é um ser no mundo, possui um corpo biológico que o sujeita ao mundo físico e, por ser no mundo, precisa das coisas e das outras pessoas para realizar seu projeto pessoal.

No mundo, o "eu" está sempre em comunicação com os ou¬tros "eus", seu corpo serve para se comunicar. A comunicação é a característica que possibilita ao homem atravessar com êxito a existência.

Evidenciamos um dos maiores problemas que está acontecendo com a organização social marcada pela forma de produção neoliberal: a redução do ser humano à condição de coisa. A sociedade atual está caracterizada pelos grandes progressos no campo da tecnologia, da planificação, da produção e da comunicação. Essa nova realidade trouxe grandes benefícios para a humanidade, mas também gerou importantes mudanças nas relações interpessoais. A vasta produção de objetos oferecidos ao consumo junto com o consumo exacerba¬do de bens (necessários e supérfluos) de informações e de serviços levou as pessoas a adotarem novas formas de pensar, sentir e agir.

Assim foram perdendo os grandes ideais que caracteriza¬vam a modernidade (Deus, estado, sociedade, família, igualdade, fraternidade etc.). O que ficou no lugar foi a ideia de que tudo é transitório e mediato. Hoje nos toca viver num mundo de valores tumultuados, onde o consumo, o lucro (a qualquer custo) e o indi¬vidualismo trouxeram uma crise de valores e colocaram em risco a autoconsciência e a autodeterminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com