TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropolgia

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Estudar a essência do Ser Humano e sua estrutura é estudar a antropologia filosófica. Para os estudiosos desse tema a reflexão sobre a vida e a religião faz com que consigam enxergar a si mesmo não apenas individualmente, mas também de maneira mais ampla sobre sua própria espécie e a diferenciação com relação a outros animais.

Entre os grandes pensadores e autores da antropologia filosófica estão os nomes mais famosos da história como, por exemplo: Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, René Descartes, John Locke, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Bertrand Russell, e outros. Todos eles, apesar de terem vivido em épocas e lugares diferentes, pensaram o homem e refletiram sobre a vida dele na Terra.

Suas ideias interferiram diretamente na educação de cada uma das épocas. Nos século XVII e XVIII, em que existia um período de transição entre as idades média e moderna, foi também um marco para as transformações de diversas áreas da sociedade. O renascimento fez com que o povo tivesse mudanças de pensamento, cultura, política e modo de viver.

Consequentemente, os processos pedagógicos tiveram que ser repensados. A reestruturação do conceito de educação teve interferência direta de filósofos que não viam sentido existirem a religião atrelada à educação. As ideias iluministas abriram espaço para pensar a educação de maneira diferente, laica e livre de classes sociais.

Entretanto, o acesso à educação nunca foi igual para todos. O crescimento do capitalismo e a pouca quantidade de profissionais aptos para muitas pessoas fez com que esse processo se tornasse muito lento e houvesse divisão do ensino em classes sociais.  Tudo isso ainda é visto nos dias atuais, mesmo com programas sociais para estudantes de baixa renda terem as mesmas oportunidades que os demais.

Sendo assim, um dos principais desafios do século XXI ainda é acabar com a desigualdade educacional. Entre outros objetivos também estão extinguir com o analfabetismo mundial; Pensar em novas metodologias de ensino com o avanço da era digital; Consolidar a utilização de novas tecnologias no processo de aprendizagem já que elas estão transformando o mundo em que vivemos; e estimular a participação dos jovens no processo de construção desses novos modelos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com