TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Instruções do A.'.M.'

Por:   •  4/3/2024  •  Artigo  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 10

VM.’.

IR.’.P.’.V.’.

IR.’.S.’.V.’.

Qrd..’.IIr.’.

À G.’.D.’.G.’.A.’.U.’.

G.’.L.’.U.’.P.’.

A.’.R.’.L.’.S.’. CAVALEIROS DA AMIZADE No 05

As instruções do A.’.M.’.

OSVALDO ANTUNES DO PRADO JUNIOR

Ir.’. Osvaldo

01/12/2020

12/04/2022

Após as viagens em busca da luz, passando pelos elementos fundamentais terra, ar , água e fogo, eis que vejo a luz,  um mundo com mais clareza buscando o conhecimento desbastando a pedra bruta do conhecimento, da vida e da alma.

Para angariar um aumento de salário e evoluir no entendimento dos augustos mistérios devo apresentar as sete instruções onde a inspiração ao aprendizado e consequentemente ao conhecimento se torna a minha principal motivação.

Na 1º Instrução foi apresentado 3 instrumentos e utensílios são eles :

Régua de 24 Polegadas, antigo símbolo de retidão, método e lei. A Régua de 24 polegadas é um instrumento de medida de tempo no sentido que não se deve malgastar as horas na ociosidade e no egoísmo mas parte dela na meditação e estudo, parte no trabalho, e parte no recreio e repouso, porém todas no serviço da humanidade, devemos buscar a perfeição diariamente, a precisão em nossas condutas na vida buscando a moral e a ética.

O Maço, que  simboliza a vontade que existe em todos os homens e que precisa ser canalizada eficientemente para que não resulte em esforço inútil. O Maço é a Energia, a Contundência, a Força e a Decisão que se fazem necessárias para que o Aprendiz persevere em seu trabalho, não esmorecendo ao primeiro revés. Quando utilizado de forma desordenada, o Maço pode se transformar em uma poderosa ferramenta de destruição, porém, seu uso disciplinado o torna um instrumento indispensável.

Cinzel é o instrumento com que o Maçom  desbasta a pedra bruta, nela criando linhas superficiais e molduras, para o embelezamento do edifício.

Simbolicamente modela o espírito e a alma, de acordo com os mandamentos da Sabedoria. Representa as nossas faculdades morais e espirituais, subordinadas ao nosso saber e à nossa prudência. Sem o desenvolvimento dessas forças o Maçom não poderia agir no meio que o circunda, nem poderia dar feição à sua própria natureza.

Este Cinzel maçônico deve ter fio e têmpera capazes de um esforço grande e tenaz, isto é, o Maçom deve ter sentimentos generosos, mente sã, fé profunda, estoicismo(Rigidez por princípios morais)  e capacidade de sofrimento.

E assim entusiasmado com a instrução e o conhecimento recebido fico embebido com a energia que ali se encontrava e certo que o futuro de conhecimentos segurou as minhas mãos para um mundo melhor.

E com as mãos dadas com o futuro de conhecimentos sou apresentado a 2º Instrução.

Ali estava o Painel da loja, depois da prece nosso Ir.’. 2º Diac.’. ao descer do OR.’.  abre-o e nos apresenta o caminho que devemos trilhar para alcançar pelo trabalho e pela observação e o domínio de  nós mesmos tendo em nosso desejo progredir na grande obra ao entrar no templo.

No Painel da loja de A.’.M encontramos um quadrilongo com o comprimento do Or.’. ao Oc.’.,  sua largura do Norte ao Sul tendo sua profundidade da superfície ao centro da terra e sua altura da Terra ao Céu simbolizando a universalidade de nossa instituição e mostrando  que a caridade dos Maçons não tem limite.

Para sustentar a loja temos as 3 colunas, chamada de SABEDORIA que nos orienta,  FORÇA que nos anima e afasta todas nossas dificuldades  e a BELEZA que enfeita toda nossas ações, caráter e espírito. As colunas também são conhecidas como Jônica, Dórica e Coríntia respectivamente. É preciso que sejamos sábios mas para isso precisamos ter força pois não existe sabedoria sem sacrifícios mas também é necessário ter a beleza para que possamos mostrar ao universo nossa sensibilidade.

Acima de nossas cabeças nos deparamos com a Abóbada Celeste que é o céu e o infinito, e para atingir temos a ESCADA DE JACÓ onde os degraus representam as virtudes necessárias para buscar a perfeição moral. A Fé, Esperança e Caridade são virtudes morais que devem estar no espírito e coração de todos e principalmente dos Maçons.

A existência SOL que representa a Luz da Loja simbolizando a glória do criador que nos remete à maior virtude que é a caridade.

O Pavimento Mosaico que com seus quadrados brancos e pretos que apesar da diversidade tudo vive em perfeita harmonia pois tudo no universo foi feito para estar em perfeita harmonia e em eterna e completa Fraternidade.

Orla Dentada simboliza o AMOR por sua atração universal, seus dentes  os planetas que gravitam em torno do SOL manifestando que os povos devem ficar reunidos em ensinamentos aprendendo e espalhando para os quatro ventos a moral. As quatro borlas são as virtudes Temperança, Justiça, Coragem e Prudência, virtudes essas uma tradição na Maçonaria.

O Livro da Lei, que suporta a escada de jacó, é a moral respeitada e seguida por todos é a fé e a filosofia adotada que nos governa, é o nosso significado de aperfeiçoamento e conhecimento espiritual nos desbastando o EU tirando as irregularidades e desigualdades da ambição, orgulho, egoismo, e outras paixões que nos afligem. Abaixo do livro da lei vemos um ponto dentro do círculo onde o Maçom não deve transpor e é limitado por duas linhas paralelas uma ao norte e a outra ao sul nos dando a retidão para nunca errar.

Encontramos um dos mais famosos símbolos da maçonaria, o Esquadro e Compasso que representa a medida justa que nossas ações deve governar são se afastando da justiça e da retidão.

        Temos também as chamadas jóias móveis que são o Esquadro, o Nível e o Prumo chamadas de móveis porque podem ser transferidas a cada gestão aos  novos veneráveis e vigilantes, o Esquadro se encontra no colar no VM.’. significa o único sentimento as estatutos da ordem e agir com retidão, o  NÍVEL que fica com o 1º Vig.’. simbolizando a igualdade social que é a base do direito natural e o PRUMO que com o  2º Vig.’. que o reto julgamento deve existir sem deixar se vencer pelo interesse e afeições.  O NÍVEL nada vale sem o PRUMO pois a igualdade o culto a retidão não pode se deixar curvar pela amizade ou pelo interesse de qualquer dos lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com