TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BATALHA DOS ARCOS TRIGONOMÉTRICAS

Por:   •  17/4/2019  •  Resenha  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 10

Batalha dos Arcos Trigonométricos

RESUMO: No Brasil, os recentes índices em avaliações externas tem demonstrado o baixo desempenho dos alunos na disciplina Matemática. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo revisar os assuntos já abordados em sala de aula para melhor assimilação dos mesmos. Através de um jogo, utilizando-se do software Geogebra, obteve-se uma contribuição no ensino da trigonometria para o nível médio do Instituto Federal da Bahia.  Os estudantes gostaram do jogo, revisaram a matéria e foi aberta uma alternativa para a revisão dos conteúdos trigonométricos. Sendo assim, é possível inferir que uma abordagem lúdica contribui para a fixação de conteúdos e manutenção do interesse discente.

Palavras-Chave: Trigonometria. Geogebra. Abordagem lúdica. Matemática.

Introdução

A trigonometria, embora seja um dos princípios mais antigos da ciência matemática, cujos primeiros registros datam de 1650 a.C, apresenta-se como um dos conteúdos responsáveis pelo alto índice de evasão dos jovens na escola durante o Ensino Médio.

O ensino da trigonometria compõe um dos principais tópicos do currículo do Ensino Médio brasileiro, já que a mesma possibilita a ampliação do pensar algébrico e geométrico, além de aprofundar o conhecimento dos alunos no que diz respeito a números e operações. (PCN+, 2002, p. 122). Entender os conteúdos trigonométricos vai além da simples memorização de fórmulas, é perceber são importantes para compreensão de a compreensão da trigonometria é importante para cálculos de distâncias inacessíveis, como também para o avanço tecnológico.

 Os atuais índices do SAEB, um dos principais meios para diagnosticar a educação brasileira utilizados pelo governo, tem tornado evidente a defasagem do desempenho estudantil no Brasil com relação a outros países, principalmente em Matemática.

Diante deste cenário, torna-se de imensa importância a busca por novas abordagens e metodologias na prática de ensino e aprendizagem em sala de aula, tendo em vista favorecer a assimilação de conteúdos. O emprego de novos métodos que se apresentem como complemento às aulas teóricas e visem o aumento significativo do aprendizado pelos alunos deve ser considerado pelo educador. A utilização de jogos apresenta-se como uma alternativa na abordagem do conteúdo matemático como afirma Smole et al. (2008):

[...] o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem que permite alterar o modelo tradicional de ensino, que muitas vezes tem no livro e em exercícios padronizados seu principal recurso didático. O trabalho com jogos nas aulas de matemática, quando bem planejado e orientado, auxilia o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, as quais são estritamente relacionadas ao assim chamado raciocínio lógico. (SMOLE et al. 2008, p.09)

        

        A aplicação de um jogo voltado ao estudo da trigonometria permite, entre outras coisas, que os alunos aperfeiçoem o cálculo mental e obtenham habilidade no cálculo das identidades trigonométricas.

        O objetivo deste trabalho é desenvolver uma atividade lúdica capaz de aumentar a capacidade de compreensão dos conteúdos referentes à trigonometria aprendidos em sala de aula. A utilização de um software matemático como apoio para aplicação do jogo foi uma das estratégias adotadas.

        Uma atividade lúdica permite maior envolvimento por parte dos alunos, bem como cria um ambiente em que favorece a construção de relações sociais.

Metodologia

Inicialmente, serão apresentados aos alunos às estruturas integrantes do jogo, bem como suas regras de execução. No jogo batalha dos arcos trigonométricos, a construção do tabuleiro é composto por dois ciclos trigonométricos, que são circunferências unitárias (a medida do raio é igual a 1 u.c.) orientadas, sendo positivo o sentido anti-horário e negativo o sentido horário. Essas criações serão necessárias, pois cada jogador/ ou dupla precisa especificar as suas ternas em seus tabuleiros e investigar a terna do jogador ou dupla adversária. Todos os procedimentos vão ser realizados no geogebra, que é um software matemático gratuito utilizado como multiplataforma para diversos níveis de ensino que combina geometria, álgebra, gráficos, tabelas e cálculo que neste trabalho auxiliará no despertar da curiosidade, utilizando-se como ferramenta de promoção dos desafios entre os alunos e funcionando como auxiliar na fixação dos conteúdos trigonométricos.

[pic 1][pic 2]

Figura 1. Ciclo Trigonométrico

Caracterizada por uma descrição de experiência com regras que estabelecem quem vence e quem perde utilizando-se de recursos como computadores, quadro branco e tabelas de registros, a batalha dos arcos trigonométricos tem a importância de salientar a dificuldade em adivinhar a localização de pontos no circulo trigonométrico, a partir do reconhecimento das razões trigonométricas, com isso promoverá o reforço da aprendizagem para que os alunos consolidem o seu conhecimento em um ambiente que o desafie e motive para a exploração, a reflexão e a depuração através do entretenimento.

Assim, o jogo será realizado durante 2 horas aulas. Ao término do processo os alunos serão chamados para indicar os elementos característicos do estudo do Circulo Trigonométrico, sobre os quais socializarão de forma intuitiva e consistente.

A construção do ciclo trigonométrico pelo software Geogebra serão realizados por alunos do 2º ano do Integrado do IFBA orientados pelos bolsistas do PIBID supervisionados pela Professora Ângela Mirante através de um roteiro que iniciará com os procedimentos a seguir clicando:

  • onde tem “círculo” entenda “circunferência”.

[pic 3][pic 4]

Nesse caso será possível construir o ciclo trigonométrico tendo como dados as coordenadas do seu centro e a medida do seu raio (existem outras maneiras de construir, por exemplo, “círculo dados centro e um dos seus pontos”, “círculo definido por três pontos”). O centro adotado será C(0,0) e a medida do raio 1 u.c. como já mencionada.

Ao utilizar o mouse e com o botão principal (botão esquerdo) deverá marcar  o ponto C. Automaticamente aparecerá uma janela solicitando a medida do raio (coloque apenas “1” e apertando “ok”). Visualmente, o ciclo trigonométrico ficará pequeno. Há a possibilidade de ampliá-lo por meio da roda de rolagem do mouse ou:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (668.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com