TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA Thomas Hobbes

Tese: BIOGRAFIA Thomas Hobbes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  8.722 Palavras (35 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho as idéias do pensador Thomas Hobbes serão esplanadas de forma concisa e coesa. Inicialmente trataremos de sua biografia e retrataremos em que contexto histórico da sociedade formulou suas teorias e como foi influenciado por esses acontecimentos. Depois seus conceitos e suas principais obras serão explicitados, e estas com um breve resumo do seu conteúdo. Sabendo que o autor realizou muitos escritos, nos atemos a três obras. À última sendo a obra mais célebre do autor, Leviatã, daremos uma atenção maior, pois nela estão contidos os principais conceitos do autor. Por fim estabeleceremos uma breve comparação dos conceitos de Hobbes com o mundo contemporâneo.

BIOGRAFIA

Thomas Hobbes, matemático, filósofo inglês, teórico político, empirista, materialista e jusnaturalista do século XVII, nasceu em Malmesbury, Inglaterra, em cinco de abril de 1588. Hobbes teria nascido de um parto prematuro, devido ao assombro de sua mãe com atentado que estava prestes a acontecer na Inglaterra chamada de Invencível Armada ou Armada Invencível.

Seu pai também chamado Thomas Hobbes era um vigário de Charlton e Westport, cidades próximas de Malmesbury, e foi obrigado a se mudar para Londres abandonado os três filhos após uma briga com outro vigário. Dessa forma Hobbes ficou sob a tutela de um tio bem sucedido chamado Francisco, que pôde lhe proporcionar uma boa educação.

Seus primeiros estudos foram ainda em Malmesbury, aos quatro anos, na igreja. Depois na escola Deputado Evan e mais tarde em Robert Latimer, escola particular em Westport, onde mostrou sua incrível capacidade intelectual em estudos clássicos, grego e latim. Deixando a escola aos quatorze anos, tendo já traduzido Medéia de Eurípides do grego para o iambics Latina.

Após deixar a escola Robert Latimer, ele entrou Magdalen Hall, Oxford, em 1603, onde continuou a ser apoiado financeiramente pelo tio. Oxford predominava estudos inspirados em Aristóteles, na qual não despertou interesse em Hobbes.

Graduou-se em 1608 e sobre a recomendação de Sir James Hussey, Diretor do Magdalen Hall, ele se tornou o tutor de William Cavendish, que seria mais tarde o segundo conde de Devonshire. Tornando- se companheiro de Cavendish, em 1610 foram juntos a uma turnê pela Europa e visitou a França, Alemanha e Itália, aprendendo francês e italiano. No entanto a grande importância dessa viagem foi a verificação de Hobbes sobre a filosofia Aristotélica, cuja teoria estava perdendo influência, devido às descobertas de Galileu e Kepler, que formulavam as leis do movimento planetário. Dessa forma ele revigora seu desejo em aprender e ao voltar para Inglaterra decide tornar-se um estudioso dos clássicos e retoma ao estudo grego e latim. Em 1626, com a morte de seu pai, William Cavendish herdou o título de conde de Devonshire, mas veio a falecer dois anos depois, assim Hobbes perdeu o amigo e o cargo de secretário.

Após esse acontecimento entre os anos de 1628 e 1631 Hobbes foi tutor do filho do senhor Gervásio Clinton de Nottinghamshire. Em 1629 publicou sua tradução de Tucídides, que vinha trabalhando há vários anos. Realizou uma segunda viagem ao continente com seu novo pupilo.

Em 1631 a família Cavendish, solicita seus serviços de novo e ele volta de Paris para se tornar tutor para o terceiro conde de Devonshire, uma posição que ocupou de 1631-1642. Durante este tempo, ele voltou a visitar o continente e conheceu Galileu, Mersenne, Gassendi e Roberval. Ficou entusiasmado com o universo mecânico estudado por esses intelectuais e começou a construir sua posição filosófica, relacionando tudo com o movimento. Na verdade a sua opinião neste momento parecia estar muita em linha com as mais recentes idéias científicas da época. De volta à Inglaterra em 1637, Hobbes trabalhou em Os Elementos da Lei Natural e Política, que não foi publicado no momento. Descreveu sua abordagem mecanicista da percepção neste trabalho, como segue:

“Tudo o que acidentes ou qualidades que os nossos sentidos nos fazem pensar que estar no mundo, eles se não existem, mas são seemings e aparições apenas, as coisas que realmente estão no mundo, sem nós, são os movimentos pelos quais estes seemings são causados.”

Quando a Guerra Civil começou em 1640, Hobbes temia por sua vida, especialmente por ser conhecido como monarquista, e fugiu para Paris, onde mais uma vez ele fez contato com Mersenne e o círculo de estudiosos. Lá, ele escreveu suas objeções às Meditações de Descartes e publicou De Cive (Sobre a Cidadania), em 1642. Depois disso, trabalhou no sistema ótico, que era um de seus temas favoritos.

Hobbes publicou uma nova edição ampliada do De Cive, em 1647, então três anos mais tarde, seu trabalho anterior The Elements of Law, Natural e Política, foi publicado sem a sua permissão. Ela apareceu em duas partes, Humane Nature (Natureza humana) e De Corpore Politico (Do corpo político).

Hobbes foi o professor de matemática do Príncipe de Gales entre 1646 e 1648. Permaneceu no continente até 1651, ano em que seu mais famoso trabalho Leviatã foi publicado em seguida, no final daquele ano, ele retornou à Inglaterra.

Em 1655 Hobbes publicou De Corpore (no corpo), que, seria uma parte de sua trilogia da filosofia. Ele já publicara De Cive em1642 e a terceira parte, De Homine (em homem), apareceria em 1658.

Em 1660 Hobbes atacou os "novos" métodos da análise matemática, no qual recebeu muitas críticas. Seus erros foram demonstrados de forma tão clara que até 1670 todos essencialmente o considerava um analfabeto matemático, ainda assim, ele escreveu artigos em sua defesa, embora era duvidoso que alguém continuaria a lê-los.

Aos 87 anos, ele completou a tradução de a Ilíada e a Odisséia no vernáculo Inglês. Saiu de Londres, onde viveu por muitos anos, e passou seus últimos anos com a família Cavendish, com quem ele tinha sido tão intimamente ligado ao longo de sua vida. Aos 91anos , pouco antes de sua morte, ele estava trabalhando em outro livro sobre a quadratura do círculo.Morre aos 91 anos em 4 de dezembro de 1679 em Hardwick.

PARALELISMO HISTÓRICO

Reforma Anglicana

Em 1534, aproximadamente cinco décadas antes do nascimento de Thomas Hobbes, Henrique VIII (1509-1547), rei da Inglaterra, proclamou-se chefe supremo da Igreja e do Estado. Esse fato se deu após o rompimento do Rei com a Igreja Católica. Henrique VII tinha sido um aliado fiel do papado e fora até proclamado Defensor da Fé, porém diversas questões políticas e econômicas influenciaram essa ruptura com a Igreja e a criação de uma Igreja nacional Inglesa, a Igreja Anglicana que nada mudara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com