TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beleza e Fealdade

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

DESIGN DE INTERIORES (2015.2)

4º semestre – manhã

HELLEN SILVA GOMES

ATIVIDADE I

HAMC–Beleza x Fealdade

Professora Kesy Valverde

Valor: 10,0

Critério

Valor

Sua Nota

Pontualidade

1,0

Estética

1,0

Organização de Ideias

1,0

Ortografia

1,0

Conteúdo

4,0

Análise das Fotos

2,0

TOTAL

10,0

Peso = 0,4

1 – Resenha

              A definição de beleza é: Característica, particularidade, caráter ou atributo do que é belo; expressão própria de belo; boniteza, encanto ou lindeza. 
Essência do ser ou daquilo que pode incitar uma sensação de êxtase; que desperta admiração ou prazer por meio dos sentidos. Particularidade do que contém equilíbrio, simetria, grandiosidade e harmonia. Característica do que ou de quem provoca admiração (moral ou intelectual) por seu conteúdo. Mas afinal, o que é beleza.

               Para Kant, a beleza seria algo subjetivo. E acrescenta que beleza é “aquilo que agrada universalmente sem conceito.” Já para Sócrates "o belo é o útil". Percebe-se que para Kant, a beleza precisa de um consenso geral, para que algo ou alguém seja inserido no padrão de beleza. Talvez ele, se referisse as pessoas que são influenciadas, todos os dias, por exemplo, nas mídias sociais. Em que o padrão de beleza é ditado pela “massa”. Nessa idéia, a beleza não tem conceito. É belo porque é belo, e pronto.

                Diferente de Sócrates, que dá um conceito mais simples, porém muito mais complexo. Imagina-se que, para Sócrates algo só era belo se tivesse alguma utilidade para o mundo. Seguindo este pensamento, a utilidade era o que embelezava o alvo.

                 Há um contraponto em relação ao que Sócrates discutiu. Afinal, para que algo ou alguém se torne belo, não necessariamente aquilo precisa ser útil. Há pessoas que guardam objetos, que aparentemente não tem utilidade nenhuma, contudo, aquilo tem significado, e transmite um sentimento para ela. Desta forma, o belo é relativo. Pode estar em um momento, num olhar, em um gesto repentino, no amanhecer, em um sorriso verdadeiro, no abraço, no aconchego. A beleza pode até estar na dor. Mas, não há como o mundo decidir ou definir o que é beleza. Cada pessoa é única, e carrega dentro de si uma definição do que é Belo.

                 Mas, foi à frase de Aristóteles que além de tentar conceituar o que é belo, acabou induzindo a considerar a frase muito bonita: "A beleza é dom de Deus."

2 – Análise das fotos

[pic 2]

NOTA

FOTO 1 – Com a minha família no aniversário da minha Irmã de 23 anos de idade

                Sempre nos aniversários da minha irmã, compra-se uma torta, refrigerantes e outras gostosuras. Ela vem para a minha casa e comemoramos aqui mesmo. Nesta noite, em questão, minha mãe comprou uma coroa para ela e esta espécie de varinha de condão. Pra que? Ela se empolgou! Em algumas fotos, lá estava ela com a varinha e a coroa.

                 Ficar esses momentos com a minha família é muito importante para mim. Meus pais são separados e por isso não vejo o meu pai com frequência. Não só este momento como todos, quando estou reunida com a minha família, são momentos belos. De acordo com Umberto Eco a beleza está nos olhos de quem a vê. Essa convicção entra em concordância com o sentido da foto. Onde para mim há um significado e talvez para um observador, não passe se uma simples foto de família.

              Achei muito interessante o que Platão diz sobre a beleza. “A beleza deve ser comparada ao amor, que se caracteriza pela insuficiência, ou seja, amamos algo que desejamos e não o temos”.

[pic 3]

FOTO 2 – com a minha amiga, no dia em que me despedi, pois ela iria morar em Goiânia

               Este dia foi um turbilhão de emoções. Eu a conheci no trabalho e desde então nos tornamos amigas de verdade. Ela foi um presente de Deus em minha vida, porque hoje em dia é tão difícil encontrar alguém que possa contar, nos momentos belos e ruins. Nesta semana ela estava passando por uma situação muito triste, por motivos pessoas e por força da situação, decidiu que iria embora para Goiânia. Fiquei muito abatida com a situação, pois estávamos acostumadas a fazer companhia uma à outra. Mas nessa noite nos arrumamos e fomos para a igreja como de costume. Este foi um momento ruim. Mas, por outro lado o afastamento dela, trouxe algo de belo e proveitoso, pois amadureci muito.

              Umberto eco, afirma que assim como a beleza, a feiúra está nos olhos de quem a contempla. Identifiquei-me com o que Umberto disse. Para mim, no momento foi uma experiência ruim, mas se estivesse olhado com outros olhos talvez não precisasse chorar, para perceber que em outro olhar e ponto de vista, essa situação também teria beleza. Entretanto, para Plotino, “A beleza é a elevação da alma”. Concordo com a maneia de pensar de Plotino, pois a beleza nos eleva a querer ser mais belos, não só emocionalmente

[pic 4]

FOTO 3 – meu primeiro trabalho de design de interiores.

           Este dia foi incrível. Recordo-me que fui para a faculdade, e o professor Ricardo nos deu este trabalho para ser realizada em casa. Pela noite cheguei em minha moradia pela noite, empolgadíssima para realizar a simples tarefa. A tarefa seria simplesmente fazer traços por toda a folha. Esses traços teriam que ser diagonais.

          Tenho a certeza que foram as linhas mais bem feitas que fiz, de toda a minha vida. Tentei desenhar e exteriorizar o desejo que estava dentro de mim. Apesar de ter sido um trabalho muito simples, para mim foi marcante, pois foi o meu primeiro trabalho na faculdade. Minha mãe ficou toda orgulhosa, por ver o empenho e a alegria em meus olhos. Foi um momento belíssimo em minha vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (599.3 Kb)   docx (449.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com