TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÃO DE ÉTICA PLANETÁRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE GLOBALIZADA CONTEMPORÂNEA BASEADA NAS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DOS VALORES

Por:   •  29/4/2019  •  Dissertação  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEPÇÃO DE ÉTICA PLANETÁRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE GLOBALIZADA CONTEMPORÂNEA BASEADA NAS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DOS VALORES

A ética pode ser definida como a doutrina dos costumes ou dos hábitos fundamentais que determinam a atitude e a conduta tanto do indivíduo como da sociedade. No contexto de globalização em que vivemos, a ética está contextualizada na concepção integral de bem-estar da vida humana, onde se encontram os valores, as ideias e as crenças que permeiam o âmbito individual, social e cultural de um povo. Em dimensões planetárias, a ética se preocupada, acima de tudo, com o futuro do ser humano.

Segundo Zuben (2010), a ética planetária também implica o bem-estar coletivo, ou seja, o bem-estar de toda a humanidade, por isso não deve ser interpretada de modo individualista e nem concebida de forma isolada dos demais elementos e necessidades da vida e existência humana.

Toda forma de vida social pressupõe a existência de princípios éticos e morais que são observados e cultivados pelas pessoas. Diante desse contexto, aumenta o interesse pelo significado, relevância e contribuições que a ética pode oferecer, pois estabelece princípios que visam mudanças e melhorias na qualidade e nas condições de vida planetária, já que trata especificamente do ser humano em seu modo de agir e viver. Enfim, ética aponta para a responsabilidade humana no que diz respeito ao seu agir e aos seus costumes em relação à sua morada natural, política e social, ao mesmo tempo em que contempla o dinamismo e a complexidade da convivência humana.

O processo de globalização sofreu grandiosas transformações no século XX, com a finalidade de tornar o mundo sem fronteiras em todos os níveis, sejam eles sociais, políticos ou étnicos, além de desfazer entraves que impossibilitem o bem estar da comunidade global, completam Campos e Canavezes (2007).

Para Zuben (2010), a globalização, através dos avanços tecnológicos, é capaz de criar condições para uma cidadania global, possibilitando novos movimentos sociais, políticos e culturais, que intensificam as trocas de experiências, a superação de nacionalidades e nacionalismos, a aceitação e valorização das diferenças e o reconhecimento das expectativas éticas, ecológicas, de gênero, de religião, dentre outros, podendo ser chamada de globalização solidária.

As últimas décadas foram caracterizadas por um profundo e rápido desenvolvimento tecnológico, conhecimento científico e progresso material, e a humanidade foi atingida por inúmeros benefícios proporcionados por eles. Nesse contexto, a globalização é apontada como uma das principais responsáveis pelo avanço econômico, científico e tecnológico, além de influenciar outras dimensões da vida humana, como os aspectos sociais, culturais e ambientais em quase todo o planeta Terra.

Esses avanços tecnológicos também atingiram os meios de comunicação, informação e transportes, possibilitando a rápida troca de informações e de produtos em todo mundo e contribuindo significativamente para o significado e constituição da globalização.

"A reconceitualização do espaço e do tempo está profundamente afetada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação que permitem o intercâmbio de conhecimento em tempo real entre os pontos mais distantes do nosso planeta, face aos fenômenos da internacionalização e aos processos em grande escala da difusão transcultural." (MARCONDES, 2004, p. 109)

Essa aproximação permite a quebra das diferenças culturais, favorecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com