TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto

Dissertações: Caso Concreto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a importância da Filosofia?

R: A Filosofia permite buscarmos o caminho do conhecimento de forma critica, argumentando e compreendendo o mundo e os diversos dilemas da sociedade. Ela se preocupa com as origens, causas, forma e conteúdo dos valores éticos, morais e políticos.

2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

R: Ele fundamenta fazendo referencia ao pensamento de Platão, porém para ele a sociedade contemporânea inverteu os valores essências para seu desenvolvimento quando tornou o útil como prioridade, seguido do belo e do bom deixando o verdadeiro por ultimo. Esta inversão de valor deixa a sociedade fragilizada e a torna decadente.

Caso concreto 2.

1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

R: Sim, pois ele nos leva a refletir sobre os princípios que fundaram a justiça. Ele faz uma critica ao sistema judiciário que criou os meios de acesso à instituição, mais não faz justiça com base e obedecendo os princípios fundamentais, culturais, sociais e econômicos dos menos favorecidos.

2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

“O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. Não diz do acesso á justiça mas do alcance do órgão estatal que, por definição, é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens. Portanto, deixamos claro que os fundamentos da justiça que buscamos jamais se comprometeram com as instituições destinadas à efetivação da sua eficácia, ressalvada a configuração aproximativa do ideal de justiça.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com