TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 3 Filosofia Do Direito

Pesquisas Acadêmicas: Caso Concreto 3 Filosofia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

Caso 1 A política

Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Por exemplo, sugerimos a alguém muito intransigente que "seja mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política" da empresa, da escola, da Igreja, como formas de exercício e disputa do poder interno.

Há também um sentido pejorativo de política, atribuído pelas pessoas desencantadas, que, diante da corrupção e da violência, a associam à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política? (ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 214)

Diante da citação acima, responda as perguntas que seguem:

1 Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.

RESPOSTA: Não. Tem-se filosofia política como estudo da reflexão positiva acerca de questões sociais ao bem comum, de interesse à sociedade de um modo geral, no que em nada corresponde ao termo “politicagem”, criado para representar os interesses individuais escusos em detrimento do social e coletivo.

2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?

RESPOSTA: O Conceito Filosófico de Política Em primeiro lugar, convém lembrar que as verdadeiras escolas filosóficas são totalmente apolíticas, evitando desta forma, as injustiças e malversações que ela, a política, costuma impor à sociedade como um todo. No sentido habitual, a política é uma atividade que consiste em governar um país ou nação, ou mesmo uma comunidade. Trata-se, portanto, de uma grande responsabilidade para aqueles que a exercem. Essa responsabilidade é bem difícil de assumir, pois nem todo mundo tem as mesmas idéias, nem os governados nem os governantes. Isto explica que a política sempre tenha sido cenário de oposições e conflitos. Soma-se a isto o fato que cada um projeta nela suas experiências, suas convicções, suas paixões, suas aspirações, suas angústias. Além disso, nem todos os que ostentam o poder o fazem de uma maneira legítima, posto que muitos regimes são mais totalitários que democráticos. Mas também os democratas geram excessos que às vezes dão lugar a comportamentos anárquicos e inaceitáveis, posto que a liberdade leva muitos indivíduos a reivindicar direitos sem assumir seus deveres de cidadãos. De qualquer forma, a política é uma imagem dos homens, ou seja, é imperfeita. Continua sendo o reflexo das imperfeições da natureza humana e não uma expressão de suas qualidades. No geral, a política é imperfeita porque está somente condicionada por uma busca do poder temporal e pelo desejo de defender interesses pessoais ou corporativos, e isto em todos os níveis, desde a base até o alto da pirâmide social. Além disso, está baseada em um conceito demasiado materialista da existência. A imagem da economia prevalece atualmente na maioria dos países do mundo. Dizendo de outra maneira, o interesse está focado nas preocupações materiais do homem, sem ter em conta suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com