TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Politica

Ensaios: Ciencia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIA POLÍTICA E DE TGE – 2014

PROFESSORA: ELEONORA FREIRE

A Vida Política – Paradoxos da política – Marilena Chauí

1. A política é uma atividade concernente a certas pessoas ou mais especificamente aos políticos? Justifique.

Resp.: Levando em conta a atividade política estatal, a atuação e participação cabe a todo e qualquer cidadão. Detentor de direito para participação ativamente do meio político.

2. Dentre os diferentes significados da política, destaque os que melhor se adequam ao estudo da Ciência política e da teoria geral do Estado.

Resp.: Políticas públicas e/ ou Políticas Governamentais, em que o estado designa atividades organizacionais e as distribui para a melhor administração pública, controlando as instituições que compõem o estado, governando-as cuidando para que toda a funcionalidade pretendida pela instituição do estado seja atendida, concerne à sociedade como um todo.

É a ação dos governantes (políticos) que controlam e possuem o poder para gerir o estado em nome do coletivo, suas ações, apoiando ou contrariando as próprias práticas estatais e formas de governo.

3. Qual é o significado da política mais presente no senso comum? Devemos reproduzi-lo? Por quê?

Resp.: É o significado pejorativo, que considera como um ato duvidoso de pouca confiabilidade, se passa como um poder distante da sociedade, distante do cidadão, exclusivo do governo, como se a sociedade não fizesse parte dele.

Não, já que a política foi inventada para regular e ordenar seus interesses, direitos e obrigações, sendo ela internamente dividida para decidir, aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

4. Devemos sustentar a ideia de que governo e Estado são idênticos. Por quê?

Resp.: Não, Estado é o conjunto de instituições criadas para exercer e organizar o funcionamento da sociedade como um todo. O governo é o conjunto de Cidadãos selecionados para trabalhar e comandar essas instituições afim de executar as tarefas necessárias para e de acordo com as necessidades sociais e demandas. Exemplificando de uma forma, não muito convencional, o governo seria como os “ motoristas de carros”, aqueles que comandam a máquina da melhor forma para que elas correspondam aos anseios deles( no caso do governo, os anseios de quem ele representa). O estado seria o “ carro” que é um todo formado por várias partes de igual importância, todas elas necessárias para o seu bom funcionamento que nesse caso são as instituições que somadas formam o estado, e quando em atividade, contribuem para que a sociedade funcione plena e corretamente.

5- É correta a afirmação de que o Pode Judiciário e a sua função jurisdicional ou de julgar os diferentes conflitos através de normas jurídicas estão separados da atividade política? Explique.

Resp.: Não é correto, sua função jurisdicional é um dos 3 pilares que formam a república Brasileira, dividida em três poderes que são o Legislativo, Executivo e Judiciário, O judiciário é um órgão que não está separado portanto as atividades políticas, Ele compõe e julga as normas jurídicas elaboradas pelo poder Legislativo. Quando se diz que um julgamento não deve ser político, o sentido da palavra político, está carregando a ideia de que o julgamento de uma norma jurídica deve ser munida de imparcialidade, mesmo quando se tratar de um outro membro do governo o qual também exerce o poder político, não podendo ela ser flexibilidade para favorecimento de um determinado grupo ou em virtude de interesses pessoais escusos.

6- O que motivou os seres humanos a inventarem a atividade política?

Resp.: A necessidade de melhorias para um grupo de pessoas que se estabeleceram em aldeias prosperaram economicamente e posteriormente se transformam em cidades, eles também estavam envolvidos nas guerras, expansão territorial e defesa, por eles lutarem e defenderem as fronteiras, surgiu a ideia de que deveriam participar mais ativamente das decisões econômicas e legais da cidade.

7. Os gregos e os romanos inventaram antes de Cristo a Pólis e a Civitas ou a Res pública, ao lado de outras instituições como a família e a tribo. O que as caracterizava? Elas correspondem a alguma instituição atual?

Resp.: “Polis” em grego é Cidade, é como se denominava uma comunidade organizada e formada pelos cidadãos que eram os “polítikos”, homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais. “Civitas” é a tradução latina de “Polis”, tendo base a mesma lógica de uma cidade livre regulamentada e dirigida por seus próprios cidadãos nesse caso o “populus romanus” que eram os cidadãos livres nascidos no solo de Roma. “Res pública” é a tradução de “ta polikika” que eram os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos. Não correspondem adequadamente, ao que chamamos hoje de “práticas Políticas” que é o modo de participação no poder. Pólis e Civitas correspondem imperfeitamente ao que hoje denominamos Estado ( conjunto de instituições públicas, leis, erários e organismos estatais)

8. Está correta a afirmação de que antes desta invenção não existiram o poder e a autoridade? Justifique.

Resp.: Não está correto, antes da invenção do poder político e da autoridade política existia sim poder e autoridade, porém eles não eram, poder político e autoridade política, eram apenas poder e autoridade, que configurava uma minoria comandando a maioria sem qualquer participação em decisões pela maioria, o poder patriarcal e o despotismo. Já com o poder político se instituiu que a maioria participaria das decisões referentes a vida em comunidade, participando votando, e hoje em dia escolhendo representantes para defender o interesse do coletivo.

9. Podemos afirmar que os gregos inventaram a democracia e os romanos a oligarquia. Por quê?

Resp.: Podemos sim, por que os gregos que nasciam no “demos” ou em uma “ tribo” possuía direitos independente de sua condição financeira, participavam das decisões relativas a sociedade, resolviam seus problemas e tomavam decisões em relação aos temas pertinentes a sociedade e seu desenvolvimento, regras, punição de condutas, em conjunto, votando e decidindo, como e quais rumos a sociedade tomaria, esse regime se denominou Democracia. Já os Romanos, Os não- proprietários pobres eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com