TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Estão Representados Os Movimentos Sociais No Brasil?

Trabalho Escolar: Como Estão Representados Os Movimentos Sociais No Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

Membrana Plasmática

A Membrana Plasmática é um envoltório celular que seleciona as substâncias que a célula troca com o ambiente externo. Esta membrana apresenta envoltório externo que lhe dá proteção e sustentação física que são conhecidas como membrana celulósica nas células vegetais e glicocálix nas células animais. O glicocálix é composto por um emaranhado de moléculas glicídicas que dá proteção contra agentes físicos ou químicos externos à célula e retém nutrientes ou enzimas na sua superfície. A membrana plasmática possui entre 6 a 9 nm de espessura e se caracteriza por ser flexível e fluída. É formada de lipídios, glicídios e protídios (estes podem ser esféricos ou integrais).

Composição química e estrutura

A membrana celular é composta de fosfolipídios e proteínas, assim como todas as membranas que fazem parte das estruturas membranosas da célula, tais como: retículos, lisossomos, mitocôndrias, plastos, etc. Ela apresenta certa elasticidade e permeabilidade seletiva, isto é, para certos tipos de moléculas ela é permeável e para outras ela é impermeável.Por exemplo:

 São permeáveis(permite a passagem do solvente e do soluto) à água e substâncias lipossolúveis.

 Impermeáveis(não permite a passagem do solvente nem do soluto)a íons (Na, K, H,…) e à moléculas polares não carregadas conhecidos como glicídios.Além disso,podem se classificar também em Semipermeável,permitindo a passagem do solvente, mas não do soluto e Seletivamente permeável,quando permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.

Atualmente o modelo mais aceito é o MODELO DO MOSAICO FLUIDO proposto por Singer e Nicholson. Segundo esse modelo, a membrana seria composta por duas camadas de fosfolipídios onde estão depositadas as proteínas. Algumas dessas proteínas ficam aderidas à superfície da membrana, enquanto outras estão totalmente mergulhadas entre os fosfolipídios; atravessando a membrana de lado a lado. A flexibilidade da membrana é dada pelo movimento contínuo dos fosfolipídios; estes se deslocam sem perder o contato uns com os outros.As moléculas de proteínas também têm movimento, podendo se deslocar pela membrana, sem direção.

Função

A membrana plasmática cumpre uma vasta gama de funções. A primeira, do ponto de vista da própria célula é que ela dá individualidade a cada célula, definindo meios intra e extra celular. Ela forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são consequência de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicação com o meio extracelular. Além de delimitar o ambiente celular, compartimentalizando moléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, transduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva. É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com