TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunismo x Cristianismo

Por:   •  20/6/2016  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE PENSO A RESPEITO DO SOCIALISMO/COMUNISMO

Primeiramente, não me importo com quem tenha sido Marx, tampouco suas crenças e princípios. Isto não me faz acreditar mais ou menos no socialismo ou comunismo.

No entanto, Marx escreveu um livro “O Capital” no qual descreve com maestria o que ocorre na relação empregado x patrão. Muito do que está escrito naquele livro é o fruto da desigualdade social que o mundo inteiro vive atualmente.

Finalizando sobre Marx, se me dissessem que foi o “Joaozinho” que escreveu “O Capital” e não Marx, não teria problema algum em aceitar isso. O que admiro e simpatizo são os princípios de distribuição de renda propostos pelo comunismo, enfim, o sistema econômico baseado na distribuição e não no acúmulo da renda. Vejo o comunismo como um sistema econômico e não ideológico. Afinal, nem o comunismo, socialismo ou capitalismo são baseados em princípios cristãos.

Tanto o comunismo, o socialismo e o capitalismo fracassaram como sistemas econômicos. Minha opinião é que se deveria criar um novo sistema econômico que seria uma mescla entre o que propõe os três sistemas. O que com certeza não está certo é a desigualdade provocada pelo capitalismo que mata milhares de pessoas todos os dias enquanto alguns poucos ganham milhões de dólares. Entendo que os ganhos deveriam ser limitados a um teto, assim como deveria existir um piso para o ser humano sobreviver dignamente.

A RESPEITO DAS FAMIGERADAS BANDEIRAS VERMELHAS:

Quando vejo pessoas falando que o PT é comunista, que é bolivariano...sinceramente, não sei se essas pessoas falam isso acreditando mesmo, ou se falam apenas por falar. Se for a segunda opção, menos mal.

Como poderia o PT ser comunista ou como dizem: (ter planos para implantar o comunismo no Brasil). Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro como nos anos em que o PT governou, nunca vieram tantas empresas do ramo de luxo para o Brasil como nestes últimos anos. Sinceramente, não vejo o PT buscando instalar o comunismo no país. A política econômica não tem quase nada a ver com os princípios econômicos do comunismo, com exceção das cotas e programas sociais.

Também, sinceramente, não vejo a liderança petista preocupada em seguir Marx ou qualquer outro líder comunista. Não conheço ninguém que seja simpatizante ou que tenha votado no PT por causa de alguma ligação do partido com o comunismo.

CRISTIANISMO E COMUNISMO

Cristianismo, como o senhor escreveu, é a religião de Cristo.

Comunismo é uma ideologia política e socioeconômica.

Não há qualquer sistema econômico que seja baseado no cristianismo, infelizmente. Sendo assim, todo o cristão deveria ser contrário aos sistemas econômicos? Todos os sistemas, de uma forma ou de outra, em algum momento ferem os princípios cristãos.

Tanto o comunismo como o capitalismo foram pensados como sistemas econômicos, porém, não vejo cristãos criticarem o capitalismo que também não é um sistema baseado na bíblia. O capitalismo faz diariamente várias vítimas fatais, inúmeras crianças morrem de fome, pessoas vivem em estado de pobreza extrema. Sem falar nos vários frutos do capitalismo como a ganância, inveja, corrupção, amor ao dinheiro, etc.

Embora não defenda o comunismo, pois entendo que possui falhas, entendo que é o sistema econômico que mais se aproxima dos princípios do cristianismo, haja vista que propicia uma sociedade mais justa, digna, sem exploração dos seres humanos e socialmente mais igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com