TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Ética E Moral

Trabalho Escolar: Conceito De Ética E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

1. Conceito de Ética

1.1 Ética platônica

A ética platônica tem por finalidade levar o sujeito ao sumo bem, para que isto aconteça é necessário que o indivíduo despreze os prazeres corporais e abrace as virtudes próprias da alma humana. Os bens materiais devem ser trocados pelo bem por excelência, para isto é necessário que o indivíduo tenha dentro de si a justa proporção entre os elementos diversos que atuam em si mesmo.

1.2 Ética aristotélica

A ética aristotélica, embora tenha sua fonte na concepção do mestre, contudo seu fim consiste em atingir a felicidade. Para isto é necessário que o sujeito estabeleça um meio termo entre os excessos que lhe afligem. Por exemplo, a contemplação, o prazer e a política são vias de acesso do homem à felicidade desde que sejam em moderação. O cultivo das virtudes, assim como para Platão, também é fundamental na concepção aristotélica para que o homem atinja a felicidade que consiste em ter uma vida “perfeita”.

2. Conceito de Moral

2.1 A filosofia moral em Kant

Agir por dever exige um conhecimento das regras, das normas, a que se tem de obedecer. Que regras são essas? Ora, Kant não se preocupa em inventariar um conjunto de regras concretas. Pelo contrário, procura o fundamento de todas as regras, ou seja, usando um exemplo, não se trata de saber se devo mentir ou não devo; trata-se de encontrar o que está na base da minha opção pela mentira ou pela honestidade. É por isso que Kant distingue máximas de leis morais. As máximas são os princípios subjetivos da ação, os princípios concretos segundo os quais agimos. São consideradas pelo sujeito como válidas apenas para a sua vontade. As leis morais, por sua vez, são objetivas, isto é, são consideradas como válidas para a vontade de todo o ser racional, enunciando a forma como se deve agir.

2.2 Moral para Durkheim

Para Émile Durkheim moral é um sistema de regras que está intimamente ligado ao indivíduo e principalmente a sociedade, além de ser um conjunto de crenças e sentimentos comuns passados de geração a geração. Em toda corporação seja ela a família, cidade, pátria, existe uma moral, ela começa onde começa a vida coletiva e é com base nela que a opinião pública e os tribunais julgam.

3. Conclusão

A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral. Já a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais.

4. Referência http://www.webartigos.com/mobile/artigos/a-etica-platonica-e-aristotelica/87414/#ixzz3GJOgoAOb

http://filomoniz.blogs.sapo.pt/14052.html

http://eds2012-eds2012.blogspot.com.br/2012/03/5-que-e-moral-para-durkheim-para-emile.html?m=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com