TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Darwinismo

Relatório de pesquisa: Darwinismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

Darwinismo ou Darvinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, selecção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin.1 A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.2

O termo foi cunhado por Thomas Henry Huxley em abril de 1860,3 e foi usado para descrever conceitos evolutivos, incluindo conceitos anteriores, como malthusianismo e Spencerismo. No final do século XIX passou a significar o conceito de que a seleção natural era o único mecanismo de evolução, em contraste com o Lamarckismo e o Criacionismo. Por volta de 1900 o darwinismo foi eclipsado pelo mendelismo até a síntese evolutiva moderna unificar as ideias de Darwin e Gregor Mendel.4 A medida que a teoria da evolução moderna se desenvolve, o termo tem sido associado às vezes com ideias específicas.

Embora o termo tenha permanecido em uso entre os autores científicos, tem sido cada vez mais discutido que é um termo inapropriado para a moderna teoria da evolução.4 Por exemplo, Darwin não estava familiarizado com o trabalho de Gregor Mendel,5 e como resultado teve apenas uma compreensão vaga e imprecisa de hereditariedade. Ele, naturalmente, não tinha noção dos desenvolvimentos mais recentes e, como o próprio Mendel, não sabia nada de deriva genética,6 por exemplo.

Índice [esconder]

1 Concepções do Darwinismo

1.1 O uso no século XIX

1.2 Após a síntese moderna

2 Algoritmos genéticos

3 Referências

4 Ver também

5 Ligações externas

Concepções do Darwinismo[editar | editar código-fonte]

A medida que o "Darwinismo" se tornou amplamente aceito nos anos 1870s, caricaturas de Charles Darwin com um corpo de macaco simbolizaram a evolução.

Embora o termo Darwinismo tenha sido usado anteriormente para se referir ao trabalho de Erasmus Darwin no final do século XVIII, o termo como é entendido hoje foi lançado á época do lançamento do livro de Charles Darwin de 1859 a Origem das Espécies7 e foi revisado por Thomas Henry Huxley no exemplar de abril de 1860 da revista Westminster Review.8 Depois de ter saudado o livro como "um verdadeiro rifle Whitworth no arsenal do liberalismo" promovendo o naturalismo científico sobre a teologia, e louvando a utilidade das ideias de Darwin enquanto expressava reservas profissionais quanto ao gradualismo de Darwin e duvidando que ele pudesse provar que a seleção natural podia formar novas espécies, Huxley comparou a realização de Darwin com a de Copérnico para explicar o movimento planetário:

E se a órbita do darwinismo deva ser um pouco circular? E se as espécies devem oferecer fenômenos residuais, aqui e ali, e não explicáveis ​​pela seleção natural? Vinte anos depois naturalistas poderão estar em posição de dizer se este é ou não, o caso; mas em qualquer evento eles terão com o autor de "A Origem das Espécies", uma imensa dívida de gratidão...... E visto como um todo, não acreditamos que, desde a publicação do "Pesquisas sobre o Desenvolvimento" de Von Baer, trinta anos atrás, qualquer trabalho apareceu calculado para exercer tão grande influência, não só sobre o futuro da Biologia, mas em estender o domínio da ciência sobre as regiões de pensamento em que ela tem, por enquanto, dificilmente penetrado.3

Outro importante teórico evolucionista do mesmo período foi Peter Kropotkin que, em seu livro Mutualismo: Um Fator de Evolução, defendia uma concepção de darwinismo contrária ao de Huxley. Sua concepção era centrada em torno do que ele viu como o uso generalizado de cooperação como mecanismo de sobrevivência nas sociedades humanas e animais. Ele usou argumentos biológicos e sociológicos em uma tentativa de mostrar que o principal fator para facilitar a evolução é a cooperação entre indivíduos em sociedades e grupos associados livremente. Isso foi com o fim de neutralizar a concepção de uma concorrência feroz como o núcleo da evolução, que fornecia uma racionalização para as teorias dominantes políticas, econômicas e sociais da época; e as interpretações prevalentes do Darwinismo, tais como as de Huxley, que é apontado como um adversário por Kropotkin. A concepção de Kropotkin do darwinismo poderia ser resumida pela seguinte citação:

No mundo animal, vimos que a grande maioria das espécies vivem em sociedades, e que elas encontram na associação as melhores armas para a luta pela vida: entendido, é claro, no seu sentido darwiniano mais amplo – não como uma luta para os meios absolutos de existência, mas como uma luta contra todas as condições naturais desfavoráveis ​​para as espécies. As espécies animais, em que a luta individual foi reduzida aos seus estreitos limites, e a prática de ajuda mútua alcançou o maior desenvolvimento, são, invariavelmente, as mais numerosas, as mais prósperas e mais abertas a novos progressos. A protecção mútuo que é obtida neste caso, a possibilidade de alcançar a velhice e a acumulação de experiência, o maior desenvolvimento intelectual, e o crescimento adicional dos hábitos sociáveis​​, asseguram a manutenção das espécies, a sua extensão, e a sua evolução ulterior progressiva. As espécies não sociáveis, ao contrário, estão condenados a desaparecer.

– Peter Kropotkin, Mutualismo: Um Fator de Evolução (1902), Conclusão.

O uso no século XIX[editar | editar código-fonte]

Francis Galton nos anos 1850

O "Darwinismo" logo veio a representar toda uma gama de filosofias evolucionistas (e muitas vezes revolucionárias) sobre a biologia e a sociedade. Uma das abordagens mais proeminentes, resume-se na frase de 1864 "sobrevivência do mais apto" pelo filósofo Herbert Spencer, mais tarde se tornou emblemática do darwinismo, embora o entendimento próprio de Spencer da evolução (como expresso em 1857) era mais parecido com o de Jean-Baptiste de Lamarck do que com o de Darwin, e antecedeu a publicação da teoria de Darwin em 1859. O que agora é chamado de "Darwinismo social" era, na época, sinônimo de "Darwinismo" — a aplicação de princípios darwinianos de "luta" para a sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com