TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EI! TEM ALGUÉM AI?

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FILOSOFIA

ANA ISABEL SANTOS CUTRIM

EI! TEM ALGUÉM AI?

SÃO LUIS -MA

2018

  • Trabalho elaborado como parte da primeira nota

Prof: Marcos Muniz

                                                           Roteiro

Ei! Tem alguém ai?

Autor: Jostein Gaarder Editora: Companhia das letrinhas Ano: 1997 Local: São Paulo Edição: 1ª Gênero: Infanto-Juvenil

A obra, ei tem alguém ai? É um livro incrível, muito agradável para a família, pois de uma forma diferente descreve dificuldades e soluções para as crianças, publicado no ano de 1996 pela companhia das letrinhas. Jostein Gaarder nasceu em 1952, fez filosofia, teologia e literatura. Em 1991 lançou o livro “O Mundo de Sofia”, a obra mais conhecida internacionalmente, onde já foi traduzida para mais de cinquenta línguas. Normalmente suas obras falam de romances filosóficos, contos e histórias.

No livro Ei! Tem alguém aí? Jostein descreve a história de Joakim, um garoto de oito anos que espera pela chegada de um irmãozinho ou irmãzinha, porém sua vontade maior é ter um irmão. No dia do parto de sua mãe, Joakim fica sozinho, enquanto sua tia Helena não chega, mas algo diferente aconteceu, ao olhar para o jardim vê que tem um menino pendurado de cabeça para baixo em uma árvore, seu nome é Mika um garotinho que veio das estrelas, a partir daí começaram uma amizade belíssima.

Joakim e Mika conversam por um bom tempo, Mika sempre fazendo perguntas inteligentes, tentando descobrir que planeta é esse que foi parar? Joakim tentando descobrir quem é aquele menino que de repente caiu em seu jardim? Por outro lado ficava pensando em como seria sua convivência com seus pais, pois sabia que um bebê iria tirar toda a atenção que era só para ele, assim Mika e Joakim desenvolvem formas de aprender juntos, fazem de tudo, remam em um barco, comem panquecas, escalam montanhas e principalmente conversam sobre a origem da vida, mesmo sendo tão diferentes, percebem que ao mesmo tempo são tão parecidos. Passam um dia inteiro juntos e ao final não sabem se estão sonhando ou acordados.

É uma história fascinante, onde aborda de maneira diferente e contagiante a chegada de um irmão na família, visando como as crianças podem reagir com essa chegada, mostrando o medo que elas têm de perder a atenção que os pais só davam para o irmãozinho que estava prestes a nascer.

Enquanto joakim aguardava seus pais retornarem ele tentava ocupar sua mente com algo para que não pudesse se sentir sozinho, então resolveu sentar em uma cadeira e pensar no espaço sideral, como já era de costume. Foi então que escutou um barulho de algo muito extremo, e quando se deu conta do que era aquilo, percebeu que havia um garoto pendurado em uma árvore, era o Mika! E para sua surpresa o menino sabia falar sua mesma língua, já que de inicio achava que o garotinho tinha caído do espaço. Joakim se surpreendeu com o comportamento do garoto, por sua maneira tão inteligente de se comunicar, seus gestos, etc. Aquilo estava sendo impressionante para Joakim.

Mika, estava deslumbrado por poder está pisando na terra, que quase não estava acreditando ... tudo parecia novo para ele. Por um tempo ficou brincando com Joakim naquele jardim. Mika, demonstrava como era sua vida no espaço, e trazia várias reflexões para Joakim, como: a forma como se cumprimentavam, a questão da reverencia, na qual se inclinavam toda vez em que alguém fizesse a eles perguntas.

Mika, explicava para Joakim: “quando você se inclina, você dá passagem, e a gente nunca deve dar passagem para uma resposta”. A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente”. Joakim ficou surpreendido por encontrar tanta sabedoria naquelas palavras.

Helena, tia do Joaquim chegou em sua casa assim que o sol raiou, de inicio fez perguntas a ele e o mesmo reagiu da forma como Mika havia ensinado a ele quando as pessoas faziam perguntas. Foi então que se inclinou por duas vezes e ela ficou sem entender, por qual motivos ele estava reagindo daquela forma. E quando já aparentava já está brava com ele, se abaixou e lhe deu um abraço bem forte, Joakim já colocava em prática os ensinamentos de seu amigo Mika.

Enquanto a tia Helena ficava na parte de baixo de casa Joakim contava histórias para Mika em seus livros, falava a respeito da natureza, dos animais, do universo, dos primeiros habitantes do planeta terra, inclusive dos dinossauros. Mesmo assim, Joakim se preocupava com sua tia, de poder descobrir tudo, e tentava encontrar uma maneira de poder tirar Mika de dentro da casa.

Joaquim e Mika estão observando o mar, e eles apreciam tudo em sua volta, Mika demonstra curiosidades por tudo aquilo que o cerca, como o mar a água, a terra, cheirava as frutas etc ... Joakim esclarece para ele quanto ao surgimento dos Seres Humanos, que o mar teve muita importância e que foi através dele que os Humanos surgiram. Todas as perguntas que Mika fazia, Joakim fazia reverencias, exatamente como ele havia ensinado, essa prática já estava se tornando bem comum entre eles.

Os dois começam a viver momentos importantes para o conhecimento de Mika sobre o novo lugar que estava habitando, Joakim faz uma introdução sobre os organismos, células, bactérias, vai chegando em cada ponto para que ele pudesse ter uma compreensão de como surgiu exatamente o Ser Humano, aquilo estava sendo fascinante para Mika, a natureza estava lhe impressionando cada vez mais.

Falam das gerações, de suas mudanças, daí parece que Mika vai conseguindo entender tudo que Joakim estava tentando lhe passar, algumas coisas ainda não conseguiam entrar na cabeça de Mika, no entanto ele continuava explicando tudo de uma forma paciente, colocava todo seu conhecimento em prática, tudo aquilo que já tinha lido sobre a vida no planeta terra, em algum momento em que ainda estavam conversando sobre o mar, Joakim perguntou a Mika: “Existe água no seu planeta?” Daí ele respondeu: “Se existir vida num planeta sem água, deve ser um tipo de vida muito diferente da que existe no seu planeta e no meu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com