TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Etico Ou não Ser, Eis A Questão.

Monografias: Ser Etico Ou não Ser, Eis A Questão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

Palavras-chaves: Ética, Administradores, organização

Resumo

A grande disputa por uma clientela fiel está fazendo com que muitas pessoas passem a pensar melhor em relação de ser ou não ser ético no seu modo de administrar, pois a sociedade vem buscando honestidade e caráter nas empresas ninguém quer ser passado para trás. Administradores estão aprendendo que com a ética é possível consolidar seu negócio de forma a ser visto por todos como uma empresa de valores e de respeito, acabam passando assim uma imagem vitoriosa. É de grande importância saber manter o bom senso na tomada de decisões para que suas ações não acabem atingindo de forma indevida pessoas inocentes. Esse estudo busca mostrar algumas informações da importância da ética nas organizações.

Introdução

Ser ético e administrar são dois fatores que poderiam andar juntos se as pessoas soubessem como administra-los de forma adequada. Porém grandes influências acabam intervindo nas decisões dos administradores. Família, religião, egoísmo, falta de uma ampla visão do cenário são fatores que contribuem para essa tal intervenção. O individualismo muitas vezes é o grande problema para os administradores pois faz com que queiram lucrar acima de tudo e de todos deixando de lado seus valores e princípios que jamais deveriam ser isolados.

É de grande importância que administradores saibam cumprir os códigos de éticas estabelecidos dentro da empresa afinal o exemplo começa sempre deles e para que possam cobrar de todos os outros colaboradores precisam trabalhar como grandes exemplos, para que a empresa atue de forma correta respeitando o espaço tanto da natureza, quantos das próprias pessoas que estão envolvidas com a empresa desde funcionários á clientes.

As pressões não devem ser usadas como desculpas para agir de forma mal intencionada em seu ambiente de negócios, passando por cima de todos, as pressões apenas devem ser encaradas como desafios para que pessoas com grandes capacidades saibam enfrenta-los.

1. Ética e o administrador

Ser ético ou não ser, eis a questão. Muitas pessoas ainda acreditam que administrar e ser altamente ético não é um bom negocio pois os dois juntos não podem ser lucrativos. Será? Talvez sim, talvez não. Uma boa analise da situação poderá trazer a todos a resposta. No atual cenário de crescente competição por clientes é muito importante estar de acordo com o que a sociedade espera de uma empresa.

Uma organização que cumpre com sua ética é muito mais lembrada por seus clientes por não se aproveitar deles do que aqueles que sempre querem tirar vantagens. “Ética é uma necessidade em todos os níveis da organização de negócios, desde a alta administração até os empregados operacionais” (SILVA, 2005, p.67). É necessário que os administradores atuem com ética porque são vistos como exemplo por todos os outros colaboradores da empresa.

Segundo Silva, (2005, p.67) a ética nada mais é que um conjunto de valores e regras onde definirá para cada individuo se sua conduta deve ser definida como certa ou errada. Cada empresa formula seu código de ética para que todos possam seguir de acordo com as normativa e assim realizem seu trabalho com responsabilidade, esses códigos de ética também podem ser chamados de código de conduta.

(...)códigos de conduta - quando documentados – são escritos como politicas das empresas e servem de orientação geral de comportamento; entretanto, as interpretações dessas orientações variam de um individuo para o outro. Os códigos, na verdade, significam a limitação da liberdade de ação e exigem interpretação. Essa interpretação pode provocar situações de dilemas éticos. (SILVA, 2005, p.68)

Os dilemas éticos encontram-se quando uma pessoa precisa tomar decisões que afetam todo uma empresa e alguém ou algo de valor precisa ser sacrificado para que tal decisão seja realizada. “as pessoas agem de modo não ético, por exemplo: pagando propinas, mentindo sobre outras e falsificando documentos” (Silva, 2005, p.69).

Na tomada de decisões é fundamentar que se tenha ética para atuar com moral e bom senso partindo desde a não prejudicar seus clientes e sendo honesta com os mesmos, ter responsabilidade em preservar o meio ambiente e garantir a proteção dos seus empregados. “Não podemos evitar questões éticas nos negócios mais do que em outras áreas da nossas vidas” (FREEDMAN & STONER, 1999, p.77). Por isso é necessário agir com bom senso para que a imagem da empresa não seja degredada.

2. Estágios de Desenvolvimento Moral

Existem três estágios de desenvolvimento moral, são eles:

 Pré-Convencional: onde a ética é individualista e egoísta “não há regras comuns aceitas, a não ser a regra de que não há regras” (MAXIMIANO, 2004, p.404). é nesse estágio que as pessoas só pensam em levar vantagem em tudo deixando de lado a preocupação com a as consequências.

 Convencional: Estagio ainda individualista porem mudam-se as regras. De acordo com Maximiano (2004, p.405) “As regras de conduta são elaboradas tendo em vista a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com