TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

END OF CENTRALITY OU DECONTRACTION OF WORK?

Resenha: END OF CENTRALITY OU DECONTRACTION OF WORK?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

FIM DA CENTRALIDADE OU DECONSTRUÇÃO DO TRABALHO?

A crise da sociedade do trabalho tomou alguns de seus mais expressivos formuladores, no pensamento contemporâneo tornou quase comum falar em desaparição do trabalho.

Em 1980 Andre Gorz vaticinou o fim do proletariado e com ele grande parte das ações decorrentes das forças sociais do trabalho.

Claus Offe, escreveu seu conhecido ensaio “trabalho: categoria sociológica-chave? E sua lógica era que não se pautava pelo calculo econômico, e pela mesma racionalidade do capital privado, e sim ser social no mundo contemporânea. Herbermas atribuiu a Marx a redução da esfera comunicacional a ação instrumental, foi feita uma sobrevalorização e disjunção entre essas dimensões decisivas da vida social.

Dominique Méda e Habermas, propugna pela controle da esfera instrumental e pela ampliação do espaço publico, criticando o que considera o culto ou a utopia do trabalho, presente nos pensamentos cristão e marxista, que para Dominique Méda se encontra em vias de desaparição e sem possibilidade estruturante.

Jeremy Rifkin publicou um livro com o titulo O fim dos empregos , para que a sociedade norte-americana tomasse esse como o chão social, também fez o seu réqueim para a classe trabalhadora, vislumbrando como salvação societal a ampliação alternativa do terceiro setor.

O autor que mais deu criticas a ordem do capital foi o Robert Kurz com seus livro O colapso da modernização e Os últimos combates, mais esses livros também concebe os trabalhadores como parte constitutiva do mundo da mercadoria e por isso impossibilitados de transformar radicalmente a lógica do que denomina “sistema produtor de mercadorias”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com