TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO: Introdução: Para Que Filosofia? (Convite A Filosofia | Marilena Chaui)

Dissertações: EXERCÍCIO: Introdução: Para Que Filosofia? (Convite A Filosofia | Marilena Chaui). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  12.951 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Administração Manhã – 6º Período

EXERCÍCIO 3:

Introdução: Para Que Filosofia? (Convite a Filosofia | Marilena Chaui)

1) Que quer dizer a palavra crítica?

A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais:

a) “capacidade para julgar, discernir corretamente”.

b) “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”.

c) “atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica”.

2) Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?

A partir do momento que apreendemos a nossa realidade vivida e passamos a fazer uma análise profunda acerca de nossa existência, o porquê daquilo e o porquê de está fazendo isso. A atitude filosófica se dá quando começamos a questionar aquilo que nos já foi dado pronto, tentando dar um novo viés para nosso conhecimento. Atitude filosófica é descontruir algo que nos foi dado e reconstruir de forma consistente e concisa e dialógica com nossas peculiaridades a partir da nossa vivência e conhecimento, por meio de um método.

3) Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?

Einstein disse algo do tipo "É nos momentos de crise que se criam soluções"

Durante as crises o homem deve parar para refletir sobre as soluções, é onde a filosofia entra. A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural e a realidade histórico-social tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideais, dos discursos e das práticas.

4) Porque se pergunta “Para que filosofia”?

Verdade, pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, aplicação pratica de conhecimentos teóricos, correção e acumulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências não são científicos, são filosóficos e dependem de questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas. Assim, o trabalho das ciências pressupõe como condição o trabalho da filosofia.

5) Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?

 Perguntar o que é (uma coisa, um valor, uma ideia, um comportamento). Ou seja, a filosofia pergunta qual é a realidade e qual é a significação de algo, não importa o que;

 Perguntar como é (uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento). Ou seja, a filosofia indaga como é a estrutura de sistemas de relações que constitui a realidade de algo;

 Perguntar por que é (uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento). Ou seja, porque algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma idéia, de um valor, de um comportamento.

6) O que é e como é a reflexão filosófica?

A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.

7) Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões:

 Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?

 O que queremos pensar quando pensamos o que queremos dizer quando falamos o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?

 Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

8) Explique o que é a filosofia como saber a respeito da realidade externa ao pensamento e acerca da realidade interna aos seres humanos.

A filosofia é identificada com a atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se a contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprenderem e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio. A filosofia seria uma escola de vida ou uma arte do bem viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzirem a uma vida justa, sabia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nos mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões.

9) Que significa dizer que a filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?

O conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático porque não se contenta em obter respostas para questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.

10) Explique brevemente as três principais definições de filosofia que não podemos aceitar inteiramente.

 Visão de mundo: nessa definição a Filosofia corresponderia, de modo vago e geral, ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo em si mesma, definindo para si o tempo e o espaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o contingente e o necessário, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com