TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação segundo Kant

Seminário: Educação segundo Kant. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 12

Educação segundo Kant

A educação sempre esteve presente direta ou indiretamente nas reflexões filosóficas, ao longo da história do nosso pensamento. Kant também abordou em seu sistema filosófico a problemática da educação. Para ele é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o constrói. Este filósofo vê na educação um passaporte para a perfeição da humanidade e com isso aperfeiçoar as disposições que o homem já traz dentro de si referentes a esta lei, contrariando a teoria de Locke, onde mostra que todas as aprendizagens provêm do meio externo para o interno, pois para Locke não existe ideias nem predisposições inatas o homem é visto como uma tabula rasa onde as ideias são impressas. Já para Kant homem só se torna plenamente humano mediante a educação e esta não deve ser entendida, simplesmente, como educação formal, aquela da escola, mas a que engloba a formação total do ser humano.

Kant também afirma que cada geração pode se aperfeiçoar mais do que a anterior visando um ideal de perfeição. Sua Pedagogia é dividida em três partes: "Introdução", "Sobre a Educação Física" e "Sobre a Educação Prática". Na primeira parte, Kant traça as linhas gerais de sua concepção educativa, na segunda, trata dos cuidados com o corpo; e na última, disserta sobre a vida moral do ponto de vista da educação. Ainda na Educação Prática de Kant consiste em trabalhar no homem sua habilidade, sua prudência e sua moralidade aspectos que somados estão diretamente relacionados à formação de seu caráter. Quanto às virtudes podemos compreendê-las como a capacidade que o homem desenvolve em si de agir conforme o dever estabelecido por ele mesmo por meio da razão. É a razão que nos permite conhecer a lei moral que se encontra em nós. Seus conselhos se dirigem principalmente às crianças, pois o caráter, cuja consolidação é a etapa suprema da educação, deve ser formado desde cedo no homem. A mentira, por exemplo, quando praticada pela criança, a coloca abaixo da dignidade humana, pois a mentira torna o homem um ser digno de desprezo geral e é um meio de tirar a estima e a credibilidade que cada um deve a si mesmo. Para que concretizem esses deveres para com os demais, deve-se inculcar desde cedo nas crianças o respeito e atenção aos direitos humanos. Na educação tudo depende de uma coisa: que sejam estabelecidos bons princípios e que sejam compreendidos e aceitos pelas crianças.

Referente aos adolescentes Kant também afirma que não podemos deixá-los ignorantes em certos assuntos é preciso conversar quanto ao momento certo para se unir à pessoa do outro sexo, Kant aconselha que a melhor saída para o jovem, e isso é também para ele um dever, é esperar que esteja em condições de casar-se convenientemente. Assim, ele age não somente como homem de bem, mas também como bom cidadão.

Apesar de por vezes os princípios de Kant parecerem longe da vida concreta seus pressupostos permeiam o cenário escolar até os dias de hoje e são refletidos na prática docente em vários aspectos.

e o outro que fiz foi sobre PAULO FREIRE

Estágios da Consciência Segundo Paulo Freire

Como a filosofia é um fator importante para que haja uma formação crítica, Paulo Freire educador brasileiro declara que o único que tem capacidade para conhecer a realidade em que vive e atua é o homem, pois ele tem consciência. São apresentados nesse texto os diferentes estágios de níveis de consciência que um homem pode ter dentre eles busquei o que me encontro e mostrando a razão de me considerar ter esse tipo de consciência.

Paulo Freire inicia mostrando o Estágio da Consciência Mágica onde o homem tem por principal preocupação a satisfação de suas necessidades básicas. Sendo o tempo presente opressivo se torna um objeto passivo do presente sem ter contato com os fatos Históricos. Isso faz com que seja imponente incapaz de transformar a atual realidade que o oprime.

Não possui capacidade de questionar seu contexto social por não ter compreensão dos problemas que existem em sua sociedade. Tem a consciência oprimida por aquele que o oprime. São as chamadas sociedades fechadas que possui esse tipo de indivíduo. Um exemplo é a América Latina que foi colonizada e colocada sob julgo dos seus colonizadores a maioria europeus. As decisões eram tomadas pelos colonizadores fazendo com que o homem latino-americano fosse impedido de ter sua participação social. Depois disso surgiram às elites econômicas que de certa forma aniquila a consciência nativa. As massas populares são impedidas de falar simplesmente pelo fato de não ter uma capacidade crítica para se envolver num mundo autêntico e real.

O Estágio da Consciência Ingênua é vista por Paulo Freire como uma consciência mágica. Nesse tipo de estágio são levados em consideração os mitos, valores culturais, padrões morais e crenças religiosas mágicas.

Nesse tipo de consciência existe no indivíduo capacidade de questionamento tornando viável estabelecer relações dialógicas com o mundo e com os outros. Inicia as pressões críticas e por causa dessa situação surge uma liderança política que tom intenção aparentemente de acalmar o povo e trazer de novo a ordem estabelecida. Achando que os problemas sociais podem está ligado no comportamento do indivíduo, surge à intolerância e a consciência ingênua tenta livrar dessa liderança e através de uma nova consciência a sociedade consegue se libertar passando assim por um período de transição.

Algumas pessoas não concordam e tenta manter o tipo de consciência antiga. São os conservadores que procuram manter os velhos valores e os liberais ou progressistas racham essa sociedade de conservadores e partem para uma consciência crítica.

Ao optar pelo Estágio da Consciência Fanatizada, os fanáticos patológicos tentam convencer as pessoas de suas verdades e virtudes. Com esse procedimento disseminam desunião entre eles. Como fanático, o objeto homem age mais pela emoção do que pela razão. O homem é ajustado de acordo com suas fórmulas e prescrições. Os meios de comunicação condensam de tal forma a consciência humana, que vai o tornando um mero observador e não criador de História. Daí não tem capacidade de pensar e agir criticamente e racionalmente. Os contatos humanos são desaparecidos e geram desastrosas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com