TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkeim

Trabalho Escolar: Emile Durkeim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descreva as formas de violência e como podemos analisar em especial a violência urbana com o aporte teórico de Émile Durkheim.

Para início de estudo, a violência, segundo o Dicionário Houaiss é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física ou intimidação moral contra algo ou alguém; ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação, porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido.

Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura).

Para todos os efeitos, a violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, psicológica, física, verbal, virtual dentre outras.

As formas de violência, tipificadas como violação da lei penal, como assassinato, seqüestros, roubos e outros tipos de crime contra a pessoa ou contra o patrimônio, formam um conjunto que se convencionou chamar de violência urbana, porque se manifesta principalmente no espaço das grandes cidades.

A violência urbana, no entanto, não compreende apenas os crimes, mas todo o efeito que provocam sobre as pessoas e as regras de convívio na cidade. Durkheim entendia a violência como sintoma de funcionamento ineficiente das instituições sociais, ou falha nos processos de socialização das pessoas, pois acreditava que a sociedade exercia uma força sobre o indivíduo, então se a sociedade o influencia de forma negativa, o indivíduo consequentemente agia de forma negativa

Assim, os crimes estão relacionados com as contravenções e com as incivilidades. Gangues urbanas, pixações, depredação do espaço público, o trânsito caótico, as praças mau cuidadas, a falta de investimento em educação, saúde, saneamento e segurança compõem o quadro da perda da qualidade de vida. Isso impulciona ainda mais o indivíduo, vulgo “cidadão”, a cometer atrocidades no meio em que vive.

Hoje, no Brasil, a violência, que antes estava presente nas grandes cidades, espalha-se para cidades menores, à medida que o crime organizado procura novos espaços. Além das dificuldades das instituições de segurança pública em conter o processo de interiorização da violência, a degradação urbana contribui decisivamente para ele, já que a pobreza, a desigualdade social, o baixo acesso popular à justiça não são mais problemas exclusivos das grandes metrópoles.

2. Como podemos identificar o pensamento Durkheimiano em nosso cotidiano.

O pensamento Durkheimiano pode ser identificado em nosso cotidiano através do nosso comportamento em sociedade, das nossas atitudes, dos nossos valores, essas coisas que somos intencionados a fazer ou seguir porque já existia muito antes de eu nascer e com certeza vai passar de geração a geração através do costume, da tradição.

3. Descreva e explique o que é o fato social, expondo um fato em seu cotidiano.

O fato social é o objeto de estudo da Sociologia de Durkheim. Todo individuo está inserido na sociedade, assim sendo está também inserido nos fatos sociais, se socializando e aprendendo tais fatos pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com