TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Emil Durkeim, Max Warbury e Carl Marx

Seminário: Sociologia Emil Durkeim, Max Warbury e Carl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

A sociologia é o estudo das relações entre os indivíduos em determinada sociedade, suas interações e as consequências destas no espaço social. São determinantes as instituições sociais nessas relações, como a família, a Igreja, a escola, etc. Ao decorrer da história muitos sociólogos aprofundaram suas teorias societárias, como Émile Durkeim, Max Weber e Karl Marx.

Émile Durkeim desenvolveu o conceito de uma psique social: agimos em conjunto e em resposta a uma série de fatores sociais.

Para ele, os fatos sociais se apresentam constantes em diversos períodos históricos e as realizações da humanidade apresentam compõe o seu fundamento.

Ele destaca aqueles atos praticados culturalmente daqueles que constituem fenômenos persistentes no tempo. Assim, o suíço requer um estudo sociológico por ser recorrente em todas as civilizações e em todas as épocas.

Ele considera os fatos sociológicos inerentes a constituição da sociedade: o crime é uma função do corpo social, assim deve ser entendido como necessário.

Para Max Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

O Conceito sociólogo de Karl Marx é; Marxismo: Doutrina de Karl Marx, segundo a qual a organização política e jurídica, a religião e as culturas são estritamente determinadas pelas condições econômicas, pela, industria e o comercio, pela produção e pelas vendas. O marxismo dá um papel de grande relevo a luta de classe e, sobretudo, ou proletariado que por meio da revolução , transformaria as sociedades capitalista, divididas em classes, em sociedades comunistas, isto é , sem classes.

O autor do vídeo relata que a feira é como uma sociedade em geral, pois na feira encontramos de tudo, e ela é constituída por indivíduos, assim como na sociedade, cada um tem seu “papel” e seu conceito sobre tais coisas, e a feira também se enquadra na sociedade pois ela é formada por uma aglomeração de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com