TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica ciclo 1

Por:   •  7/9/2015  •  Exam  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

1 - “Detrás de cada coisa esquisita que existiu, havia alguma coisa trágica” (Oscar Wilde, O retorno de Dorian Gray).

Aristóteles - Antiguidade

Para Aristóteles a Arte se produz por verossimilhança, com um caráter mimético, porém sendo capaz de ir além da mera imitação da natureza. O filosofo trata a tragédia sob um aspecto formal e estrutural. Segundo sua tratativa à Arte, dá uma finalidade a tragédia, que resume-se na purificação das emoções de terror e piedade. Trazendo assim o pensamento que a tragédia sempre desvenda os medos que se esconde por traz dela.

2 - “Beleza é como você se sente por dentro, e isto reflete em seus olhos. Isto reflete em seus olhos. Isto não é alguma coisa física” (Sophia Loren).

Kant – Idealismo

Kant traz as questões transcendentais para Arte. Deixando os critérios objetivos para o belo, e destacando o caráter subjetivo. O ser tem a capacidade de avaliação do belo e do feio segundo seu próprio entendimento.

3 - “Qualquer grande obra de arte [...] revive e readapta tempo e espaço, e a medida do seu sucesso é a medida em que ele faz de você um habitante daquele mundo – a medida em que ele convida você e permite que você respire seu estranho ar especial” (Leonard Bernstein).

Surrealismo – Kant

Esse estilo de Arte anseia romper com o convencional, e buscar uma realidade nova e mais profunda. Os traços busca mostrar o homem, o mundo, o tempo, o espaço e a natureza, com uma visão relativista. Não existem limites entre as coisas. Se torna atemporal.

4 – “A preocupação de um artista é a de capturar a beleza onde quer que ele a encontra” (Kazuo Ishiguro, An Artist of the floating Word).

Arte Pós Moderna – Arte Popular

Esse tipo de arte consiste em buscar a comunicação com as massas, Assim o povo começa a dominar a arte e se expressar de modo livre e vulgar, no sentido em que transformam a Arte em um produto industrial.

5 – “Idealmente um pintor (e, em geral um artista) não deve tornar-se consciente de seus insights: sem tomar o desvio através de sua reflexão consciente, seu passos progressivos, misteriosos até para si mesmo, deve entrar tão rapidamente para o trabalho que ele é incapaz de reconhecê-los no momento da transição” (Rainer Maria, Letters on Cézanne).

Kant – Surrealismo

O surrealismo não impõe limites ao artista ou ao seu processo criativo, não há nenhuma norma ética, estética, utilitária ou educativa; essa manifestação artística tenta libertar o indivíduo de qualquer limitação socioculturais

6 – “Os estilos podem mudar, os detalhes podem ir e vir, mas as grandes demandas do julgamento estético são permanentes” (Roger Scruton).

Kant – Idealismo

Kant afirma que o Juízo de gosto estético está longe de qualquer determinação lógica. Para a beleza ou feiura de um objeto, segundo a tese kantiana, não se pode partir de um critério objetivo, mas unicamente do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com