TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos direitos fundamentais: direitos económicos e sociais e novos direitos de solidariedade

Seminário: Evolução dos direitos fundamentais: direitos económicos e sociais e novos direitos de solidariedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Tema 3: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

“Na verdade, o que aparece no final do século XVII não constitui senão a primeirageração dos direitos fundamentais: as liberdades públicas. A segunda virá logo após a primeira Guerra Mundial, com o fito de complementá-la: são os direitos sociais. A terceira, ainda não plenamentereconhecida, é a dos direitos de solidariedade.

As três gerações, como o próprio termo gerações indica, são os grandes momentos de conscientização em que se reconhecem “famílias” de direitos. Estes têmassim características jurídicas comuns e peculiares [...]” (FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves.Direitos humanos fundamentais. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012)

Passo 1: Para realizar esta atividade,leia e reflita atentamente sobre o texto apresentado, atentando-se para a existência de características comuns e peculiares de cada geração de direitos humanos fundamentais.

Passo 2: Faça uma pesquisano AVA, no Livro-Texto e/ou na internet a respeito de cada uma das seguintes características dos direitos humanos fundamentais: titularidade (individual, coletiva e difusa), objeto (liberdades,direitos sociais e direitos da solidariedade) e gerações (primeira, segunda e terceira).

Passo 3: Agora, analise os seguintes dispositivos da Constituição Federal:

“Art. 196- A saúde é direito de todos edever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação.”

“Art. 225- Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e àcoletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Passo 4: É chegado o momento de você concluir a atividade, que deverá ser apresentada no seguinte formato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com