TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio

Dissertações: Exercicio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  3.725 Visualizações

Página 1 de 2

4. Qual o significado da política mais corrente para o senso comum social?

O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.

5. Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?

10. Explique o que é etnocentrismo.

Em primeiro lugar, a economia era agrária e escravista, de sorte que uma parte da sociedade – os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar, a sociedade era patriarcal e, consequentemente, as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública. A exclusão atingia também os estrangeiros e o miseráveis. A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da cidade. Além disso, a diferença de classe social nunca era apagada, mesmo que os pobres tivessem direitos políticos.

9. Ao longe da história, a sociedade patriarcal e a política foram duas respostas sociais ás questões do poder. Além dessas duas formas, que outro caminho foi proposto a essas questões, no século XX, quem o estudou e formulou e quais suas principais características?

No século XX, o antropólogo francês Pierre Clastres estudou essas sociedades por um prisma totalmente diferente, longe do etnocentrismo costumeiro. Mostrou que possuem escrita, mas que esta não é alfabética, nem ideográfica, nem hieroglífica, mas simbólica, gravada no corpo das pessoas por sinais específicos, inscrita com sinais específicos em objetivos e espaços determinados. Somos nós quem não sabemos lê-la. Mostrou também que possuem memória, transmitida oralmente de geração em geração, conservando-se através dos tempos, mas também se transformando quando mudam as condições de vida de um grupo ou de uma geração. Mas, sobretudo, mostrou por que e como tais sociedades são contra o mercado e contra o Estado. Em outras palavras, não são sociedades sem comercio e sem Estado, mas contrárias a eles.

A palavra etnocentrismo é composta de etnos e centro. Etnos vem do grego e significa “o conjunto de seres que possuem a mesma origem e os mesmos traços”, donde designar nação, povo, raça. O etnocentrismo é a visão de mundo daqueles que consideram sua etnia ou seu grupo étnico superior aos demais e mais importante do que os outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com