TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Externalidade

Artigos Científicos: Externalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 6

Externalidades

Externalidades são definidas como efeitos colaterais não intencionais de produção e consumo que afetam positivamente ou negativamente a terceiros (PEARSE & TURNER, 1990).

Externalidade vem do efeito colateral adverso (ou benéfico) de produção ou de consumo, para o qual não é feito nenhum pagamento. (Wonnacott e Wonnacott, 1994:2005)

Externalidade é a divergência entre custos sociais ou entre lucros privados e lucros sociais (Salvatore, 1984:96).

Segundo Nunes (2009), as externalidades são atividades que englobam a imposição involuntária de custos ou de benefícios, os quais possuem efeitos positivos ou negativos sobre os agentes envolvidos. Uma vez que tais agentes tenham a oportunidade de impedi-los e o compromisso de pagá-los ou o direito de serem recompensados.

A principal característica das externalidades é que há bens com os quais os consumidores estão preocupados e não são vendidos nos mercados, e a falta desses mercados para externalidades é que causam problemas. Os problemas surgem quando os direitos de propriedades não estão bem definidos, como quando uma empresa pode acreditar que tem

direito a poluir o meio ambiente e as pessoas acreditam que tem direito a ter um meio

ambiente puro. Nos casos onde os direitos de propriedade estão mal definidos podem levar a

uma produção ineficiente das externalidades, o que pode ser modificado desde que ambas as partes melhorem. Quando os direitos de propriedade estão bem definidos e quando há mecanismos que permitem a negociação entre as partes, elas poderão negociar seus direitos de produzir externalidades da mesma forma que trocam direitos de produzir e consumir bens. Em suma, a quantidade de externalidades que será gerada na solução eficiente irá depender da distribuição dos direitos de propriedade.

Externalidades são os efeitos laterais de uma decisão sobre aqueles que não participaram dela. Geralmente refere-se à produção ou consumo de bens ou serviços sobre terceiros, que não estão diretamente envolvidos com a atividade. Ela pode ter natureza negativa, quando gera custos para os demais agentes (quando o resultado das atividades se traduz em custos para entidades nelas não envolvidas ex: poluição atmosférica, de recursos hídricos etc.), ou natureza positiva, quando os demais agentes, involuntariamente, se beneficiam, (quando resultam benefícios para entidades externas àquelas que desenvolvem uma determinada atividade ex: investimentos governamentais ou privados em infra-estrutura e tecnologia).

Externalidades Negativas da Empresa para Sociedade

1) Queima de combustiveis fosseis pela frota da empresa gerando prejuizo ao meio amabiente e prefudicando muito a sociedade.

2) Fronta que contribui para congestionamento das vias publicas, consequentemente contribuindo para diminuição da qualidade de vida das pessoas, que perdem muito tempo no transito em grandes centros urbanos.

Externalidades Positiva da Empresa para Sociedade

1) Geração de emprego para aas classes menos favorecida na sociedade, diminuindo o desemprego e possibilitando uma distribuição de renda mais justa.

2) Determinação correta de descarte dos entulhos e parceria com empresas de reciclagemcom intuito de não degradação do meio ambiente.

Externalidades Negativa do Governo para Empresa

1) Aumento do câmbio gerando assim aumento de combustiveis e também elevação dos custos da empresa.

2) Má qualidade da malha viaria existente no pais, causando danos aos caminhões e também elevando os custos de manutenção dos mesmo.

Externalidades Positiva do Governo para Empresa

1) Sistema tributário simples, possibilitando a empresa tornar-se mais competitiva com aliquotas de impostos reduzidos.

2) Aumento do efetivo e melhoria do sistema de segurança nas rodovias, impactando em um menor investimento em segurança privada da empresa.

4) O que são Finanças? Estruturado departamento financeiro de empresa: organograma do plano finaceiro; apresentar, passo a passo, da frma mais abrangente possivel o que cada integrante do departamento financeiro irá fazer ( Fluxo de caixa diário; da negociação com o cliente; fornecedores e Bancos).

Conforme Gitman (1997), As Finanças são definidas como a arte e a ciência de administrar fundos. Fornecendo os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimento, no momento apropriado e mais vantajoso.

Segundo Ross, Westerfield e Jaffe (1995), a finalidade de uma organização é criar valor para seus proprietários. Podemos definir então que o principal objetivo das finanças é maximizar a riqueza dos acionistas.

De acordo com Hoji (2004), os proprietários das empresas esperam que seus investimentos produzam retorno compatível com o risco assumido, através da geração de resultados econômicos e financeiros adequados por longo prazo.

As Finanças podem ser caracterizadas como a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Pois as pessoas e as organizações investem, ganham, gastam ou captam dinheiro. As Finanças lidam com os elementos envolvidos na transferência de dinheiro.

Finanças envolvem a entrega de um capital hoje para resgatar em uma data futura um valor maior do que o aplicado ou receber um dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com