TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Primeiro Capitulo Livro MArilena Chaui

Artigo: Fichamento Primeiro Capitulo Livro MArilena Chaui. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  2.900 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra filosofia vem do grego, philo que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, e sophia que quer dizer sabedoria. Logo, filosofia significa amizade pela sabedoria, deseja saber. Dessa forma, filosofia é um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento.

Foi o filósofo Pitágoras de Samos que inventou a palavra filosofia, que afirmou que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Ele afirmava também que o filósofo não é movido por interesses

Comerciais, ou seja, não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado e também não é movido pelo desejo de competir, mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber.

A filosofia é um fato tipicamente grego, uma vez que ela possui características e certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos completamente diferentes das características de outros povos e culturas.

De certa forma, a Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante da cultura européia ocidental. Foi através da filosofia que os gregos levaram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.

Por causa da colonização européia das Américas, nós também fazemos parte do Ocidente europeu e dessa forma também somos herdeiros do legado que a Filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu, sendo alguns:

A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos;

A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, ou seja, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divindades, mas são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar;

A idéia de que nosso pensamento é lógico ou segue leis lógicas de funcionamento.

Basicamente, a Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com