TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia grega

Tese: Filosofia grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

1: Quais os principais períodos da filosofia grega?

Período pré-socrático ou cosmológico, Período socrático ou antropológico, Período sistemático e período helenístico ou greco-romano.

2: Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática?

A filosofia nesta época se ocupava em explicar a origem do mundo, e também das transformações ocorridas na natureza que são amplamente constantes, não admitindo a criação do mundo a partir do nada atribuindo a elementos da natureza a formação das demais coisas. E a physis tomada em sua totalidade, isto é, a natureza entendida como causa primordial da existência e das transformações das cosas naturais, esta seria imortal enquanto que as coisas físicas são mortais. Exemplificando eles acreditavam, por exemplo, que o mundo e todas as coisas teriam surgido de um elemento da natureza, o que muda de acordo com o pensamento do filósofo, para Tales de Mileto esse elemento era a água.

3: O que é Kínesis ou o devir? Por que essa ideia é central no pensamento pré-socrático?

As mudanças e transformações permanentes, o movimento das coisas e do mundo. O devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece, tais leis mostram que as mudanças são passagens de um estado ao seu contrário: ex. dia-noite, claro-escuro entre outros. Essa ideia é central, pois, reafirma o que os filósofos pré-socráticos pensavam em relação ao mundo ser alvo de constantes mudanças. Kínesis e o devir expressam mudanças assim como as teses da filosofia deste período.

4: O que ensinavam os sofistas?

Eles ensinavam que não se podia negar que a existência das coisas se devia á um agente primitivo, buscavam as verdades universais, o que teria gerado todas as coisas atribuindo o surgimento das mesmas a elementos naturais. Instigando nas pessoas o ato de pensar criticamente sobre o mundo e realizar uma análise profunda das coisas além de uma superficial, a essência de tudo.

5: O que propunha Sócrates contra os sofistas?

Propunha que antes do homem querer conhecer a natureza, antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiramente e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.

6: Explique o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas.

Ao pretender a essência e o conceito das coisas, não se pode se pode alcança-la pela percepção e sim pelo pensamento e reflexão, ele não procurava a mera opinião (sobre nós, coisas ou valores), mas sim a total realidade, buscava algo universal, intemporal, conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. Essa ideia se faz explicita em sua famosa frase: “Conhece-te a ti mesmo”

7: Por que Atenas condenou Sócrates à morte?

Porque Sócrates ensinava as pessoas a pensar criticamente sobre as coisas, livrando-se dos preconceitos, tal atitude instigada em jovens tornara-se perigo para aqueles que detinham o poder em Atenas. Por isso, foi acusado de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis.

8:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com