TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofos E Suas Ideias

Trabalho Universitário: Filosofos E Suas Ideias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofos e suas ideias.

O berço da filosofia foi a antiga Grecia,onde diversos filosofos tentam explicar a origem das coisas. Passando fazer questionamentos dos paradigmas colocadas na epoca, as crencas mitologicas e o seventismo aos deuses tem umas mudancas no pensamento. Os primeiros filosofos foram os sofistas , foram eles colocaram os primeiros ensinamentos filosoficos, pois atuam como professores dos reis e da classe alta. Neste mesmo periodo surge os socristas que atacavam os sofistas, ja que os sofistas cobravam pelos seus ensinamentos, uns dos sofistas citados no texto foi PROTAGORAS DE ABDERA,e GORGIAS.

No periodo dos filosofos é marcado por intensa guerra, escravidão, e pelas cidades estados, no qual diversos pensadores estam espalhados, assim cada filosofo traz explicaçações diferentes, outras discorrem sobre a mesma explicação. O arche dos filosofos num primeiro momento é baseado nos elementos da natureza, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaximenes.

Mais foi Socrates o grande pensador, ou seja, o divisor de água da época, pois fez uma negação do arche e buscou descobrir o HOMEM, foi criador da maiêtica: parto das ideias. Foi graça a Socrates que a pergunta sobre a duvida seria a resposta, e assim o homem consegue sabedoria.

Socrates não deixou escritos, apenas seus discipulos: PLATÃO e XENOFONTE que passaram o pensamento de SOCRÁTES para posteridade. Abaixo os principais discipulos e suas ideias:

# PLATÃO: Escreveu varios livros importantes, mais foi a República uns dos mais divulgados, onde criou o mito da caverna.

# ARISTÓTELES: Foi discipulo de Platão por 20 anos é o pai da lógica e do silogismo dedutivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com