TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Humana

Ensaios: Formação Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A busca do sentido da formação Humana

Na nossa cultura ociedental, a educação sempre foi vista como um processo em formação humana.

A educação não é um processo institucional e instrucional mas uminvestimento formativo humano, seja particularidade da relaçãosocial coletiva, e por isso a participação do docente é considerada mediação universal e insubstituivel dessa formação, tendo em vistaa condição da educabilidade do homem.

E o propósito era de trazer a tona a questão da natureza da educação em relação á formação ética e a política, e a prática humana que sempre foramassociados áeducação pela educação e reflexão filosófica, a ética política prevaleceu como matriz paradigmática da formação humana o ideal humano era o aprimoramento ético-pessoal e tinha finalidade essencial daeducação, e a política era grande matriz.

Para um olhar comtemporâneo Filosofia da Educação o homem não tinha um ideal a ser buscado ou realizado, mas estava condenado a construir para sipróprio umaconfiguração própria e não prevista e nem previsível, é como se o homem tivesse que dar a si mesmo uma destinação, e assim tanto a ética quanto a politica suas exacerbadas autonomia e preponderância.Epor achar não sendo possível entender e acompanhar e sem acompanhar sua raiz e sua formação.

E bom lembrar que a filosofia da educação não é uma revista á historiada filosofia. E a questãofundamentalé que cabe á filosofia da Educação responder a finalidade e o sentido e da finalidade da educação.

È preciso considerar os dispositivos do contrato social. Jean-jacquesRosseau e kant eramrepresentantes na qual a formação humana visava a educação da condição natural do homem como como um ser social, a filosofia moderna como partes integrantes de um corpo social.

Desse modo a filosofia deKant se estiver preparada de sua visãoda civilização humana. Onde a modernidadedesse modo tinha como critério fundamental da educação e recebe maior ênfase na formação humana é a mesma da ação... [continua]

Antes de iniciar minhas reflexões, desejo falar sobre a importância de se estudar a Filosofia. É sabido que o processo de aquisição dos conhecimentos pelo homem passa, principalmente, por indagações a respeito de um problema e o levantamento de hipóteses. É aqui que a amante do saber lança o seu véu e seduz o pesquisador, desvelando artifícios e perspectivas que vão sendo definidos e redefinidos através dos séculos.

o ideal humano era o aprimoramento ético-pessoal e esta era a finalidade essencial da educação. Já num segundo momento, historicamente situado na Era Moderna, esse ideal se delineava como uma adequada inserção da pessoa na sociedade. A política era a grande matriz. E agora, no momento histórico recente da contemporaneidade, a reflexão filosófica passa por uma inflexão nesse modo de se conceber a própria ideia da formação humana e, conseqüentemente, também se transforma o modo de se ver a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com