TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Direito

Monografias: Fundamentos Do Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

EXPLIQUE AS QUESTÕES

01 PRÉ-HISTORIA – no período pré histórico que vai ate a invenção da escrita (por volta de 4.000 ac.), pois nessa época começou a entender o que seria direito pois, era considerado a lei daquele que era dito o mais forte, que usava seu poder de império para sub julgar outras pessoas inclusive com conquistas de tribos que se rendiam a eles sem qualquer critério ou mesmo piedade ? apesar de podermos supor que foi uma estrada bastante rica, temos muitas dificuldades, considerando a lei do mais forte seguindo um longo caminho de evolução jurídica num tempo em que inexistiam legislações escritas, códigos formais, as práticas primárias de controle são transmitidas oralmente, marcadas por revelações sagradas e divinas.

02 A relação estabelecida dentre as tribos e o inicio da escravidão de uma tribo sobre a outra.

03 O papel da mulheres, dos velhos e das crianças nas cavernas na caverna mulher não dominava, mas as sociedades eram centradas nela por causa da fertilidade e cuidava das crianças, Pessoas de Idades mais avançada passava sabedoria e experiência aos que menos tinham.

04 ANTIGUIDADE – do mundo antigo ou seja com a invenção da escrita até por volta da primeira metade do primeiro milênio, é aquela que muitos consideram como a queda do Império Romano do Ocidente, que se deu por volta do ano (476 dc), pois nessa época iniciou o crescimento do cristianismo na Europa inclusive com o domínio dos povos bárbaros e o hunos.

05 Na Grécia o que era o ócio?

06 Explique como era a relação entre Atenas e Esparta.

07 Direito arcaico é definido como aquele que é presente nas sociedades que não dispõem de textos jurídicos escritos, todos são baseados nos costumes.

08 Nas sociedades antigas tanto as leis quanto aos códigos foram expressões da vontade divina revelada mediante imposição de legisladores administradores que dispunham de privilégios dinásticos e de uma legitimidade garantida pela casta sacerdotal. Este momento inicial de um direito sagrado ritualizado, desenvolve-se na direção de praticas normativas, sendo portando denominado de (REVELAÇÕES DIVINAS).

09Como nasceram os impostos? E o direito romano?

10 Por que caiu o império romano?

11 O código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica. O código era baseado na lei de talião “olho por olho dente por dente”.

12 Os primeiros indícios do princípio de talião foram encontrados no Código de Hamurabi em 1780 a.C., no reino da Babilônia. Este princípio permite que as pessoas façam justiça por elas mesmas e de forma desproporcionada, no respeitante ao tratamento de crimes e delitos, é o princípio "olho por olho, dente por dente".

13 LEI DE TALIÃO: de extremo rigor era a lei que impunha ao infrator o famoso lema DENTE por DENTE ou OLHO por OLHO, ou seja era a pena de reparação a ser imputada as pessoas que viessem a infringir uma regra pagando com a mesma pena, em diversos caso o infrator sofria mutilações de toda ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com