TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grande Racionalismo Clássico

Ensaio: Grande Racionalismo Clássico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Ensaio  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

yrtrnto através da política , das técnicas. Tanto a teoria quanto a pratica , foram alimentadas com grandes descobertas marítimas que garantiram ao homem o conhecimento de novos mares , novos céus , novas terras e novas gentes , permitindo – lhe Ter uma visão crítica da própria sociedade . Essa "explosão"cultural e política levou críticas profundas à igreja Romana culminando na reforma protestante , baseada na idéia de liberdade de crença e de pensamento.Os nomes mais importantes desse período são : Dante , Marcílio Ficino , Giordano Bruno , Campanella , Maquiavel , Montaigne , Erasmo , Tomás Morus , Jean Bodin , Kleper e Nicolau de Cusa

Esse período é marcado por três mudanças intelectuais , e é conhecido como O Grande Racionalismo Clássico.

1-A filosofia , começa pela reflexão , isto é , pela volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer sua capacidade de conhecer

O ponto de partida é o sujeito do conhecimento como consciência que conhece sua capacidade de conhecer. O sujeito do conhecimento é um intelecto no interior de uma alma , cuja natureza ou substância é completamente diferente da natureza ou substância de seu corpo e dos demais corpos exteriores.

Por isso a Segunda pergunta da filosofia é : como o espírito ou intelecto pode conhecer o que é diferente dele?

Como pode conhecer os corpos da natureza?

2- A resposta para essa pergunta , constitui a Segunda grande mudança intelectual dos modernos , e essa mudança diz respeito ao objeto do conhecimento.

Isso significa por um lado que tudo o que pode ser conhecido deve poder ser transformado num conceito ou numa idéia clara e distinta demonstrável e necessária formulada pelo intelecto e por outro lado que a natureza e a sociedade ou política podem ser inteiramente conhecida pelo sujeito.

3- Essa concepção de realidade como efetivamente racional e que pode ser plenamente captada pelas idéias e conceitos preparou a terceira grande mudança intelectual moderna.

A realidade a partir de Galileu é concebida como um sistema racional de mecanismos físicos , cuja estrutura profunda e invisível é matemática . O "livro do mundo" , diz galileu está escrito em caracteres matemáticos.

A realidade é um sistema de causalidades racionais rigorosas que podem ser conhecidas e transformadas pelo homem.

Predomina assim nesse período a idéia de conquista científica e técnica de toda a realidade a partir

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »