TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma distinção entre racionalismo e empirismo

Resenha: Uma distinção entre racionalismo e empirismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 2

Explique com suas palavras com base no texto à diferença entre racionalismo e empirismo.

As transformações se deram nos meados do século XV a fins do século XVIII no período histórico conhecido como Idade Moderna, neste período os grandes filósofos que sustentaram suas idéias sobre empirismo e racionalismo dentre eles destacaremos alguns:

Empirismo: Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley e David Hume.

Racionalismo: Galileu Galilei, Isaac Newton, René Descartes, Blaise Pascal, Baruch Espinosa.

A tese empirista sustenta a teoria de uma origem fundamental do conhecimento na experiência sensível, o seu conhecimento derivado exclusivamente da "experiência" dos sentidos, da "sensação" ou da "emperia".

A tese racionalista sustenta o conhecimento da experiência sensível, mas principalmente o conhecimento da razão, tendo assim o racionalismo enfatiza a relevância do conhecimento pela razão e realça a existência de idéias em sua gênese.

Descartes defende a tese das idéias inatas que alcançou grande importância nos fundamentos da filosofia Moderna. Esta teoria diz que nos são inatos certo número de conceitos, os fundamentais do conhecimento que não procedem de experiência mais representam o patrimônio originário da razão!

Um grande defeito do racionalismo é respirar do espírito do dogmatismo, e este espírito dogmático do racionalismo provocou seu contrário, o empirismo.

O empirismo se opõe à tese do racionalismo, ele diz que a única cognoscente não tira seus conteúdos da razão, mas da experiência.

Os racionalistas procediam, a maior parte das vezes, da matemática, uma ciência ideal, enquanto os empiristas, contrario a isso, provinham das ciências naturais, ciências reais.

Pode se comparar dizendo que os racionalistas tendem para um dogmatismo metafísico e os empiristas para um ceticismo metafísico.

Isto significa que no empirismo a história do problema do conhecimento consiste em ter assinalado com energia a importância perante o desdém do racionalismo ficando assim dois extremos antagônicos entre duas correntes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com