TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hong Kong

Ensaios: Hong Kong. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

HONG KONG

NA HISTÓRIA

Até o início do século 18, Hong Kong era apenas uma pequena vila de pescadores. Em 1821, mercadores britânicos de ópio começaram a usar o local como base de operações, devido as excelentes condições naturais do porto.

Ocupada pelo Império Britânico em 1841, Hong Kong foi formalmente cedido pela China no ano seguinte, após sua derrota na primeira Guerra do Ópio (1839-42). A península de Kowloon foi cedida em 1860, após a segunda Guerra do Ópio (1856-60). Os Novos Territórios (New Territories), junto com 235 pequenas ilhas, foram alugados pelo Reino Unido por 99 anos (de 1898 a 1997).

Todo o território foi devolvido à China em primeiro de julho de 1997, tornando-se uma região administrativa especial, seguindo um acordo entre os dois países. Num adendo desse acordo, ficou garantida a preservação da democracia em Hong Kong, até 2047.

Quando a China foi vencida na Primeira guerra de Ópio, no ano de 1842, ela cedeu a ilha de Hong Kong ao Reino Unido. A península de Kowloon, que também constitui o território, ficou sobre o controle britânico a partir de 1860, enquanto os Novos Territórios são arrendados por 99 anos em 1898.

No dia 1º de julho de 1997, Hong Kong retorna à soberania da China, sendo denominada Região Administrativa Especial de Hong Kong.

NA ECONOMIA

Conforme o acordo firmado no ano de 1984 entre a China e o Reino Unido, Hong Kong deve prevalecer até 2047 com o sistema econômico e um alto grau de autonomia administrativa. E a China será o protetorado, ficando responsável pela política externa e pela defesa da ilha.

O governo elegeu o empresário Tung Chee-Hwa para o cargo de governador Hong Kong, que é assumido por ele em 1º de julho. Neste mesmo mês, cinco leis trabalhistas são invalidadas pelo Legislativo, as quais permitiam negociações coletivas de salário e o uso de fundos sindicais para a atividade política.

Em outubro de 1997, o mercado financeiro de Hong Kong sofre uma queda, dando inicio à crise financeira. E como já vimos anteriormente, esta queda repercutiu nas bolsas de valores do todo o mundo. Essa decadência da bolsa que chegou à 10,41% dentro de um período de 24 horas, foi causado por especulações contra a moeda local. Nesta mesma época, outros países dos tigres asiáticos também sofriam uma grave crise financeira.

Hong-Kong desfruta do estatuto de Região Administrativa Especial, de acordo com a fórmula "um país, dois sistemas", também aplicada a Macau a partir de 20 de Dezembro de 1999. Deste modo, o território continua a ser um porto livre e um centro financeiro internacional, e, exceto nas áreas da defesa e da política externa, tem um alto grau de autonomia. Não paga impostos ao Governo central e o seu modo de vida, incluindo a liberdade de imprensa, quase não foi alterado.

NO DIREITO INTERNACIONAL

A Lei Básica (Basic Law) é o documento constitucional da Região Administrativa Especial de Hong Kong, que assegura a manutenção da situação política. Os direitos e liberdades das pessoas em Hong Kong têm como base o princípio “the rule of law”.

Forma de governo é Região Administrativa Especial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com